ESTRATÉGIAS DE MARCAÇÃO DO GÉNERO POR APRENDENTES DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Nelson Maurício ERNESTO Universidade Eduardo Mondlane
  • Margret CHIPARA Universidade do Zimbabué
  • Diocleciano NHATUVE Universidade do Zimbabué

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v20i2.45828

Resumo

Este estudo estabelece padrões de ocorrência de desvios em relação ao Português Europeu sobre a marcação do Género, apoiando-se num corpus-amostragem de frases recolhidas em textos escritos produzidos por estudantes da Universidade do Zimbabué, em processo de aquisição do Português como uma Língua Estrangeira (PLE), o que constitui a sua interlíngua. A pesquisa procura também equipar o professor de com alguns subsídios para o tratamento destes “erros” na aula de PLE, em função de investigações científicas anteriormente realizadas, e com relativo sucesso, sobre a interlíngua não fossilizada de aprendentes de Português como Língua Não Materna.

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Biografia do Autor

Nelson Maurício ERNESTO, Universidade Eduardo Mondlane

Doutor em Ensino do Português pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Leitor do Instituto Camões (Lisboa, Portugal) em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane (Maputo – Moçambique); afeto na Universidade de Cape Town (África do Sul), desde 2015. Docente efetivo na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique, desde 2001.

Margret CHIPARA, Universidade do Zimbabué

BA Honours French and Portuguese; Postgraduate Diploma in Translation; MPhil (Arts) in Portuguese Language Mozambican Literature (Docente permanente na Universidade do Zimbabué).

Diocleciano NHATUVE, Universidade do Zimbabué

Licenciatura em Ensino do Português, Mestrado em Ciências de Comunicação, especialização em linguística portuguesa aplicada (Leitor de Português na Universidade do Zimbabué). 

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Publicado

03/10/2017

Como Citar

ERNESTO, Nelson Maurício; CHIPARA, Margret; NHATUVE, Diocleciano. ESTRATÉGIAS DE MARCAÇÃO DO GÉNERO POR APRENDENTES DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 20, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/lep.v20i2.45828. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/45828. Acesso em: 18 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático As línguas africanas no Brasil e em África: identidade e cultura