https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/issue/feedLinguagem: Estudos e Pesquisas2023-01-23T17:01:26+00:00Maria Helena de Paulamhp.ufgcatalao@gmail.comOpen Journal Systems<p>A revista Linguagem: Estudos e Pesquisas publica nas áreas da Linguística e Literaturas e áreas afins cujo objeto de investigação seja linguagem. Para mais informações, acesse <a href="https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/about" target="_blank" rel="noopener">Sobre a revista</a>.<br />- ISSN eletrônico: 2358-1042<br />- Ano de criação: 2004<br />- Qualis: A4<br />- Revista vinculada ao <a href="https://ppgel.catalao.ufg.br/" target="_blank" rel="noopener">Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT)</a>.<br />- <a href="https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/about/contact" target="_blank" rel="noopener">Contato</a></p>https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/71624A PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E QUÍMICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NO CATÁLOGO DA CAPES2022-01-24T16:23:47+00:00Eva Aparecida da SILVAeva.silva@unesp.brKaren Chibana FERREIRAkaren_chibana@hotmail.com<p>Este trabalho objetiva apresentar o mapeamento das publicações nacionais sobre o ensino de Ciências e Química na Educação Escolar Indígena (EEI), realizado no Catálogo de Teses Dissertações da CAPES, e, entre os trabalhos encontrados, a análise das práticas de ensino envolvendo Ciências e Química na Educação Escolar Indígena, relacionando com os conteúdos propostos pelos documentos oficiais (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena, Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, e BNCC referente a esses dois níveis de ensino) e os saberes e tradições de diferentes grupos indígenas. Com isso, buscou-se visibilizar as histórias, culturas e conhecimentos indígenas, no contraponto à visão eurocêntrica presente em diversos documentos analisados, bem como contribuir para que haja um parâmetro quantitativo das publicações, a partir do banco de dados da CAPES, acerca da Educação Escolar Indígena e o Ensino de Ciências e Química, trazendo, ainda, reflexões sobre a importância de incorporar a temática indígena em diversos campos de estudo e áreas do conhecimento.</p>2022-01-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Linguagem: Estudos e Pesquisashttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/71627O PROCESSO DE ESTADUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO ESTADO DE PERNAMBUCO E OS DESAFIOS PARA ELABORAÇÃO DE UM CURRÍCULO INTERCULTURAL2022-01-24T16:44:11+00:00Diana Cibele de Assis FERREIRAdiana05assis@gmail.comKátia Silva CUNHAkscunha@gmail.com<p>O presente artigo busca refletir sobre o processo de Estadualização da Educação Escolar Indígena no estado de Pernambuco e os desafios para elaboração de um currículo intercultural das escolas indígenas. Nossas reflexões foram realizadas a partir das abordagens teóricas de: Lopes (2004), Santiago (1998), entre outros. No percurso metodológico fizemos uso de uma perspectiva etnográfica crítica (GEERTZ, 2002; FABIAN, 2013; CLIFFORD, 2002) e no processo de coleta dos dados trabalhamos com uma perspectiva dialógica (CRAPANZANO, 1991). Neste sentido, a partir das reflexões realizadas é possível compreender que há uma nítida dificuldade por parte do Estado em reconhecer a escola indígena intercultural como espaços epistêmicos e os povos indígenas que o habitam como produtores de conhecimentos.</p>2022-01-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Linguagem: Estudos e Pesquisashttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/71630REMANDO NAS REDES SOCIAIS: O DESAFIO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR KOKAMA EM TEMPOS DE PANDEMIA2022-01-24T18:15:59+00:00Altaci Corrêa RUBIMaltacirubim@gmail.comSheilla Borges DOURADOsheilla.dourado@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é apresentar a reelaboração da educação escolar Kokama em tempo de pandemia de Covid-19, as formas de adaptação à imposição do distanciamento social, realçando o uso de tecnologias e a criação de materiais didáticos e recursos pedagógicos inovadores, criativos e lúdicos. O texto faz uma síntese das iniciativas do povo Kokama, em especial a partir da experiência da autora - professora e pesquisadora indígena - destacando o resultado do empenho de diversos agentes e instituições, como o movimento indígena e universidades públicas, ao enfrentaram os desafios de reelaborar a escola indígena neste contexto. Salienta-se o atual papel do ensino da língua Kokama, outrora quase desaparecida, que objetiva sua vitalização e que conta hoje com aplicativos de celular desenvolvidos especialmente para este fim. Além da observação participante, os procedimentos metodológicos incluíram a revisão bibliográfica e de fontes jornalísticas e a pesquisa narrativa.</p>2022-01-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Linguagem: Estudos e Pesquisashttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/71659MULHERES E VIOLÊNCIA NO CANGAÇO: BREVE HISTÓRIA DE VIDA DE MARIA BONITA E DADÁ2022-01-26T15:53:32+00:00Maria Carreiro Chaves PEREIRAcarreiromeister@gmail.comErlando Silva RÊSESerlandoreses@gmail.com<p>No presente artigo procuramos mostrar um pouco sobre a vida de dois nomes femininos, ícones do movimento cangaço, a partir de pesquisa bibliográfica. Movimento esse que teve Lampião como personagem principal. Mas aqui falaremos apenas dessas duas mulheres, pois necessário se faz que o cangaço também seja mostrado por meio da ótica feminina. Foram mulheres que sofreram violência e lutaram, mas que também quebraram um pouco do estigma do que era a vida da mulher sertaneja naquelas paragens. Ou seja, elas ousaram sair do contexto em que estavam inseridas, de apenas trabalharem na roça ao lado dos pais. Depois, ainda muito cedo, se casavam e iam fazer a mesma coisa ao lado do marido. Geração após geração era essa mesmice a vida da mulher no sertão nordestino. Ao falarmos sobre Maria Bonita e Dadá, estamos falando de mulheres, que ao lado de Lampião e de outros cangaceiros, compuseram um movimento que ainda é estudado e pesquisado por muitos. E, também, narrado por escritores, especialmente, os de cordel, que contam a história de seus personagens, fazendo assim com que o cangaço não caia no esquecimento.</p>2022-01-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Linguagem: Estudos e Pesquisashttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/71660PORNOGRAFIA DA MORTE: UMA LEITURA DE MULHERES EMPILHADAS, DE PATRÍCIA MELO2022-01-26T16:17:42+00:00Pauliane AMARAL paulianeamaral@gmail.com<p>Este artigo analisa a representação da violência de gênero no romance <em>Mulheres Empilhadas </em>(2019), de Patrícia Melo, em elementos como a masculinidade tóxica e a pornografia. A análise aqui proposta se vale de dados oficiais acerca da violência contra a mulher no Brasil, assim como de conceitos relevantes aos estudos de gênero. Tendo o feminicídio como tema central, o livro também aborda questões congêneres, como o sexismo presente no sistema judiciário, ainda regido por uma mentalidade patriarcal, e mostra como a ficção pode refletir a realidade ao mesmo tempo em que a questiona. A hipótese é a de que, ao tratar da pornografia—desde a comercial até o <em>revenge porn</em>—a autora-criadora mostra que sua visão de mundo está alinhada à das feministas anti-pornografia, que entendem esse tipo de conteúdo como um dos pilares que sustentam a misoginia.</p>2022-01-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Linguagem: Estudos e Pesquisashttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/74474UMA INCURSÃO PELOS GÊNEROS MULTIMODAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA MATERNA DO SEXTO ANO2023-01-21T05:38:47+00:00Luiz Fabiano Braga dos SANTOSluizfabiano@discente.ufg.brSelma Martines PERESselma_martines_peres@ufcat.edu.br<p>O presente texto é um recorte da pesquisa em desenvolvimento: “Nas páginas dos livros didáticos de língua portuguesa do sexto ano: uma reflexão sobre os gêneros multimodais”. O objetivo deste estudo é analisar e compreender o uso dos gêneros multimodais em livros didáticos de Língua Portuguesa do sexto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa vincula-se na área de Linguística Aplicada, abordagem qualitativa e cunho documental. A fundamentação teórica pautou-se em: Bakhtin (2003); Bezerra (2010); Bittencourt (2008, 2020); Bunzen e Abreu-Tardelli (2020); Cassiano (2013); Freitag, Motta e Costa (1997); Gualberto, Pimenta e Santos (2018); Kress e Leeuwen (1996); Munakata (2012); Razzini (2000); Rojo e Moura (2012) e Soares (2002). O estudo encontra-se em fase de conclusão. Até o momento, verificou-se que as fontes documentais analisadas apresentaram o estudo dos gêneros textuais como protagonistas de capítulos e unidades. Especificamente acerca dos gêneros multimodais, objeto de estudo, percebeu-se o trabalho com HQs, anúncio publicitário, propaganda e poema visual, ciberpoema e infográfico como parte integrante de capítulo.</p>2022-01-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Linguagem: Estudos e Pesquisashttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/74475NÚMERO COMPLETO2023-01-21T13:49:11+00:00Maria Helena de PAULAmhpcat@gmail.com<p>Este arquivo contém o número completo da revista (vol. 25, n. 1).</p>2022-01-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Linguagem: Estudos e Pesquisashttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/74476EXPEDIENTE2023-01-21T14:00:26+00:00Maria Helena de PAULAmhpcat@gmail.com<p>Revista do Programa de Pós-Graduação <em>Stricto Sensu</em> – Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem – do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão – UFCAT</p> <p>jan./jun. – 2021</p>2022-01-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Linguagem: Estudos e Pesquisashttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/74477EDITORIAL2023-01-21T14:02:26+00:00Áurea Cavalcante SANTANAaurearsh@yahoo.com.brFrancisco Edviges ALBUQUERQUEfedviges@uol.com.brJozimar Luciovanio BERNARDOjozimarbernardo@yahoo.com.br<p>Editorial do vol. 25, n. 1, da Revista Linguagem: Estudos e Pesquisas.</p>2022-01-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Linguagem: Estudos e Pesquisas