ESPAÇO E INSPIRAÇÃO EM “CANTIGA DE ESPONSAIS” DOI: 10.5216/lep.v17i1.30435

Autores

  • Luciana Moura COLUCCI DE CAMARGO Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ana Carolina SANCHES BORGES Universidade Estadual Paulista

Resumo

No presente artigo, pretende-se analisar o conto de Machado de Assis, “Cantiga de esponsais”, a partir da construção do espaço sob uma perspectiva topoanalista. Para tanto, estudos críticos de teóricos como Edgar Allan Poe (1997), Gaston Bachelard (1989), Iuri Lotman (1978) e Borges Filho (2007), entre outros, serão de grande valia uma vez que todos esses pesquisadores tratam o espaço como uma categoria extremamente relevante para o texto literário. Ademais, será enfatizada a escritura contística de Machado no sentido de demonstrar como o pensamento desse escritor em relação à abordagem espacial coaduna-se com as reflexões dos teóricos antes mencionados. Em conjunto, teórica e artisticamente, esses pensadores valoram sobremaneira o espaço literário.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Moura COLUCCI DE CAMARGO, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Letras. Professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

 

Ana Carolina SANCHES BORGES, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Câmpus Araraquara. Docente no Colégio Opção/Uberaba-MG.

 

Downloads

Publicado

10/21/2014

Como Citar

COLUCCI DE CAMARGO, L. M.; SANCHES BORGES, A. C. ESPAÇO E INSPIRAÇÃO EM “CANTIGA DE ESPONSAIS” DOI: 10.5216/lep.v17i1.30435. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 17, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/32345. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Espaço Literário