O ESPAÇO E AS MORTES EM MORTE E VIDA SEVERINA DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO DOI: 10.5216/lep.v13i1.11920

Autores

  • José Elias PINHEIRO NETO Universidade Estadual de Goiás
  • Maria Imaculada CAVALCANTE Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Resumo

A busca constante à pesquisa, a concatenação entre as disciplinas Letras e Geografia e a caracterização dos saberes literário e geográfico despertaram uma preocupação com a jornada de Severino, o protagonista retirante que sai do centro do país, região seca, em busca de renovar suas esperanças na luta contra a morte. Este trabalho apresenta características sobre o poema Morte e Vida Severina, escrito por João Cabral de Melo Neto. O artigo se desenvolve primeiramente numa tentativa de conceituar o espaço dentro da geografia cultural, segue descrevendo o autor e a obra e, por último, aborda um estudo da literatura regional brasileira, contextualizando espaço e tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Elias PINHEIRO NETO, Universidade Estadual de Goiás

Professor do Curso de LETRAS na Universidade Estadual de Goiás. Mestrando em Geografia – Trabalho e Movimentos sociais CAC/UFG.

Maria Imaculada CAVALCANTE, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Professora Doutora do Curso de Letras e do Mestrado em Geografia do Campus Catalão – UFG.

Downloads

Publicado

03/11/2015

Como Citar

PINHEIRO NETO, José Elias; CAVALCANTE, Maria Imaculada. O ESPAÇO E AS MORTES EM MORTE E VIDA SEVERINA DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO DOI: 10.5216/lep.v13i1.11920. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 13, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/34421. Acesso em: 22 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos