"IDEOLOGIA, EU QUERO UMA PRA VIVER”: SUJEITO, DISCURSO E BUSCA POR UM POSICIONAMENTO NA LETRA MUSICAL DE CAZUZA
DOI:
https://doi.org/10.5216/lep.v21i1.52226Abstract
Considerando o contexto da década de 1980, este estudo se propõe a analisar a letra musical Ideologia, composta e interpretada por Cazuza, quando este já havia se desvinculado da banda Barão Vermelho e seguia carreira solo, com o objetivo de problematizar a questão do sujeito jovem que é materializado no discurso da letra musical. Como suporte teórico-metodológico para análise, adotou-se a Análise do Discurso de vertente francesa, mais precisamente, alguns conceitos formulados pelo filósofo Foucault, sobretudo sujeito e discurso, possibilitando um desdobramento em relação aos posicionamentos constituintes do sujeito enunciador inscrito na letra da música. Percebe-se um sujeito que faz uma narrativa de si, exteriorizando um pessimismo em relação ao futuro, dado pela perda de utopia que se percebe como reflexo da época em questão, mas busca por uma saída, por um posicionamento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o autor AUTORIZA a UFG a reproduzi-lo e publicá-lo na Revista Linguagem: estudos e pesquisas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (www – Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UFG responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.
- Feitas todas as correções indicadas pelos editores e pareceristas e após o aceite final, os autores deverão enviar um documento assinado para os e-mails da revista nos seguintes termos:
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido a publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Linguagem: Estudos e Pesquisas, editada pela Universidade Federal de Goiás, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Federal de Goiás e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).