UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA EM ASPECTOS DE LINGUAGEM E DE RECURSOS PERSUASIVOS NO SLOGAN VOCÊ MUDA, A GENTE CUIDA, DA NATURA PLANT SHAMPOO

Authors

  • Francisco Jeimes de Oliveira PAIVA Universidade Estadual do Ceará; Seduc/CE

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v21i1.52229

Abstract

Nesta pesquisa, procuramos analisar os aspectos da linguagem e os recursos de persuasão na produção discursiva em peças publicitárias de uma propaganda de produto anunciado pela indústria cosmética Natura. Essa propaganda veiculada nacionalmente, chama-se “Natura Plant Shampoo” e tem como slogan propagandístico: “Você muda, a gente cuida”. Ela foi selecionada por fugir do padrão de propaganda mais corrente na mídia. Ademais, verificou-se a presença de marcas de persuasão resultante dos efeitos de sentidos produzida pela relação multimodal entre linguagem verbal e não-verbal e o contexto social e ideológico transmitido, sobretudo, na mídia televisiva. Ademais, verificamos que as concepções e os aspectos socioculturais se adequam em consonância com a supremacia das práticas discursivas das classes dominantes em função do acesso aos bens culturais, sendo que a indústria da publicidade tem focado numa visão holística de elementos culturais, discursivos, patrimoniais que revelam o interesse pelo consumo em razão de estratégias persuasivas, portanto, o sujeito do mundo pós-moderno é o sujeito do ato de práticas sociais, em consequência, dos conflitos provindos de seus próprios atos, propenso à angústia e culpa que podem lhe causar suas próprias escolhas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Francisco Jeimes de Oliveira PAIVA, Universidade Estadual do Ceará; Seduc/CE

Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas e Administração de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). Graduado em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é Professor Efetivo da Seduc/CE.

Published

2018-04-04

How to Cite

PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira. UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA EM ASPECTOS DE LINGUAGEM E DE RECURSOS PERSUASIVOS NO SLOGAN VOCÊ MUDA, A GENTE CUIDA, DA NATURA PLANT SHAMPOO. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 21, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/lep.v21i1.52229. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/52229. Acesso em: 22 oct. 2025.

Issue

Section

Edição comemorativa - Estudos linguísticos