UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA EM ASPECTOS DE LINGUAGEM E DE RECURSOS PERSUASIVOS NO SLOGAN VOCÊ MUDA, A GENTE CUIDA, DA NATURA PLANT SHAMPOO
DOI:
https://doi.org/10.5216/lep.v21i1.52229Abstract
Nesta pesquisa, procuramos analisar os aspectos da linguagem e os recursos de persuasão na produção discursiva em peças publicitárias de uma propaganda de produto anunciado pela indústria cosmética Natura. Essa propaganda veiculada nacionalmente, chama-se “Natura Plant Shampoo” e tem como slogan propagandístico: “Você muda, a gente cuida”. Ela foi selecionada por fugir do padrão de propaganda mais corrente na mídia. Ademais, verificou-se a presença de marcas de persuasão resultante dos efeitos de sentidos produzida pela relação multimodal entre linguagem verbal e não-verbal e o contexto social e ideológico transmitido, sobretudo, na mídia televisiva. Ademais, verificamos que as concepções e os aspectos socioculturais se adequam em consonância com a supremacia das práticas discursivas das classes dominantes em função do acesso aos bens culturais, sendo que a indústria da publicidade tem focado numa visão holística de elementos culturais, discursivos, patrimoniais que revelam o interesse pelo consumo em razão de estratégias persuasivas, portanto, o sujeito do mundo pós-moderno é o sujeito do ato de práticas sociais, em consequência, dos conflitos provindos de seus próprios atos, propenso à angústia e culpa que podem lhe causar suas próprias escolhas.
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