A LINGUAGEM DO IMAGINÁRIO ENQUANTO CRIAÇÃO DE HORIZONTES UTÓPICOS DOI: 10.5216/lep.v13i1.11933

Authors

  • Rogério Bianchi de ARAÚJO Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Abstract

Este artigo pretende ressaltar o papel do imaginário na construção de horizontes utópicos. Parto do princípio de que a produção de imagens é intrínseca ao ato de pensar, cuja ação humana se dá porque o indivíduo sonha em agir. Como uma das características principais hoje é o predomínio da tecnociência e a valorização da técnica na existência, é importante destacar o papel das tecnologias do imaginário, tais como o cinema, a televisão, a literatura, consideradas os instrumentos ou tecnologias de criação de imaginários. Diante de um contexto histórico em que a incredulidade em relação à utopia reina faz algum tempo, percebe-se claramente o potencial revolucionário e transformador das linguagens do imaginário no sentido de resgate das dimensões subjetivas e míticas do ser humano.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rogério Bianchi de ARAÚJO, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Doutor em Ciências Sociais/Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor e Coordenador do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão/GO (UFG-CAC).

Published

2015-03-11

How to Cite

ARAÚJO, Rogério Bianchi de. A LINGUAGEM DO IMAGINÁRIO ENQUANTO CRIAÇÃO DE HORIZONTES UTÓPICOS DOI: 10.5216/lep.v13i1.11933. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 13, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/34420. Acesso em: 22 oct. 2025.

Issue

Section

Artigos