BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: GÊNEROS DISCURSIVOS DA CULTURA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v24i1.64076

Resumo

Este artigo investiga os gêneros discursivos da cultura digital que a BNCC considera relevantes para o estudo nos anos finais do ensino fundamental, bem como a concepção de letramento que deverá embasar o estudo deles. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa. O estudo apontou que o documento considera gêneros da cultura digital os textos multissemióticos e hipermidiáticos como vlog,  vídeo-minuto, podcast, gameplay, detonado, spot, jingle, playlist, fanfic, fanzines, e-zines, fanvídeos, fanclipes, posts em fanpages, trailer honesto, reportagem multimidiática, fotorreportagem, foto-denúncia, meme, charge digital, political remix, gif, petição on-line, blog, vídeo-poema, vidding, ciberpoema, relatos multimidiáticos e verbetes de enciclopédias colaborativas. A concepção de letramento que deverá embasar o estudo desses gêneros é a dos Multiletramentos e dos Novos Letramentos. Ressalta-se que o letramento exigido para a contemporaneidade é mutável, não sendo possível afirmar que o letramento necessário hoje será suficiente para atender às demandas de um futuro próximo.

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Biografia do Autor

Márcia Aparecida VERGNA, Universidade Estácio de Sá, Linhares, Espírito Santo, Brasil, marciavergna@yahoo.com.br

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais com bolsa da CAPES/PROSUP, mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, com graduação em Letras (Português e Inglês) e especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. É professora da educação básica. Tem experiência na área de Letras, principalmente no desenvolvimento de projetos de leitura e escrita. Interessa-se por temáticas relacionadas ao desenvolvimento de projetos de leitura e escrita e uso das tecnologias da informação e comunicação nos processos educacionais. Também faz parte da equipe de editores/revisores da revista Educação e Cultura Contemporânea (Qualis A2) da UNESA.

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Publicado

10/30/2020

Como Citar

VERGNA, Márcia Aparecida. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: GÊNEROS DISCURSIVOS DA CULTURA DIGITAL. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 45–59, 2020. DOI: 10.5216/lep.v24i1.64076. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/64076. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

O ensino de línguas por meio de gêneros e mediado por tecnologias digitais