BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: GÊNEROS DISCURSIVOS DA CULTURA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/lep.v24i1.64076Resumo
Este artigo investiga os gêneros discursivos da cultura digital que a BNCC considera relevantes para o estudo nos anos finais do ensino fundamental, bem como a concepção de letramento que deverá embasar o estudo deles. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa. O estudo apontou que o documento considera gêneros da cultura digital os textos multissemióticos e hipermidiáticos como vlog, vídeo-minuto, podcast, gameplay, detonado, spot, jingle, playlist, fanfic, fanzines, e-zines, fanvídeos, fanclipes, posts em fanpages, trailer honesto, reportagem multimidiática, fotorreportagem, foto-denúncia, meme, charge digital, political remix, gif, petição on-line, blog, vídeo-poema, vidding, ciberpoema, relatos multimidiáticos e verbetes de enciclopédias colaborativas. A concepção de letramento que deverá embasar o estudo desses gêneros é a dos Multiletramentos e dos Novos Letramentos. Ressalta-se que o letramento exigido para a contemporaneidade é mutável, não sendo possível afirmar que o letramento necessário hoje será suficiente para atender às demandas de um futuro próximo.
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