VANDALISMO E SOCIEDADE: PERCURSOS E RESULTADOS DE UM PROJETO DE LETRAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5216/lep.v24i1.64063Resumo
O objetivo é partilhar experiências de um projeto de letramento de forma a realizar um conjunto de atividades que preconizam a leitura e a escrita como práticas sociais. A proposta de letramento foi realizada em uma escola estadual (Sinop/MT) e desenvolvida por meio de duas sequências didáticas – carta argumentativa e artigo de opinião. A turma na qual se realizou a proposta foi um 9º ano onde surgiu uma situação-problema de um fato narrado e debatido pelos alunos informalmente em sala de aula com relação ao vandalismo na escola. Apresenta-se a sequência didática com base no gênero artigo de opinião. Os resultados evidenciam que as atividades das sequências didáticas no desenvolvimento do projeto de letramento possibilitaram um avanço na capacidade de escrita dos alunos, bem como na competência argumentativa. Mediante interação com as tecnologias digitais da informação e da comunicação os alunos construíram conhecimento em relação ao fenômeno social estudado.
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