A MATERIALIDADE DA FORÇA POÉTICA IN CONCERT: LITERATURA PURA
DOI:
https://doi.org/10.5216/lep.v23i2.60978Resumo
Resumo: Seja em um grande evento musical popular, um concerto de apresentações clássica das sonatas de Corelli, Couperin ou Bach, ou ainda nos sons da moda de viola em volta das fogueiras nos mais rigorosos invernos. Não importa. Qualquer que seja o estilo ou a dimensão musical vê-se que ao assistirmos uma música executada no momento mesmo em que a consumimo-la, se observarmos mais aprofundadamente, perceberemos que há sim uma diferença entre essa música, produzida no momento exato de sua audição e aquela apenas ouvida no aparelho do quarto ou no rádio do caminhão. Ou ainda essa música executada e consumida instantaneamente será diferente daquela assistida pela ajuda da tecnologia pelos práticos DVDs. Essas três formas de ouvir música é o tema desse artigo que procurará analisar a magia do momento experimentado pelos expectadores de uma música que não foi gravada em áudio, tampouco em imagens, mas a música criada no aqui e agora. Tal análise far-se-á em harmonia da relação que há entre tal fenômeno e a Literatura.
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DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido a publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Linguagem: Estudos e Pesquisas, editada pela Universidade Federal de Goiás, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Federal de Goiás e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).