O CONTO NA ESCOLA SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DE GÊNEROS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL

Autores

  • Karine Silva do NASCIMENTO Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria do Rosário da SILVA BARBOSA Universidade Federal de Pernambuco
  • Amara Cristina Botelho da Silva BOTELHO Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v22i1.54472

Resumo

No Brasil, o hábito de ler ainda é uma realidade precária no Ensino Fundamental, evidenciada em avaliações realizadas, nos últimos anos, pela a educação brasileira. Com objetivo de despertar uma prática significativa de leitura e de escrita no Ensino Fundamental, este estudo traz uma reflexão de um ciclo de ensino baseado na leitura de diferentes gêneros de textos, destacando a leitura de conto literário. E descreve, sobretudo, uma experiência de ciclo de ensino-aprendizagem, seguindo os princípios teóricos e práticos da pedagogia de gêneros (ROSE; MARTIN, 2012), fundamentada na Linguística Sistêmico-Funcional, proposta por Halliday (1994). Para tanto, propôs-se a leitura de diversos contos ao longo do desenvolvimento do ciclo, com foco na leitura do conto “Luciana” de Graciliano Ramos, que tematiza a desobediência. Os resultados demonstram que um ciclo de ensino é capaz de promover a formação do leitor e do escritor critico, além disso a organização do texto pode contribuir para produção de narrativas na escola, seja conto ou outros gêneros narrativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Silva do NASCIMENTO, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Letras e Professora do Ensino Fundamental (SEDUC).

Maria do Rosário da SILVA BARBOSA, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco.

Amara Cristina Botelho da Silva BOTELHO, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Literatura e Cultura. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco.

Downloads

Publicado

08/16/2018

Como Citar

NASCIMENTO, Karine Silva do; SILVA BARBOSA, Maria do Rosário da; BOTELHO, Amara Cristina Botelho da Silva. O CONTO NA ESCOLA SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DE GÊNEROS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 22, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/lep.v22i1.54472. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/54472. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático Estudos em Linguística Aplicada com foco na formação de professores: conexões e abrangências