REFLEXÃO SOBRE DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Autores

  • Janaina da Silva CARDOSO Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Juliana COUTINHO Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Vania Santana Carvalho de OLIVEIRA Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v22i1.54459

Resumo

Até pouco tempo, o ensino bilíngue era destinado aos poucos que podiam pagar por escolas de elite. Porém, nos últimos anos, surgem os projetos públicos bilíngues, e cresce o número de escolas particulares que se intitulam bilíngues. No entanto, o conceito do que seria educação bilingue não parece estar totalmente claro, principalmente para aqueles que são mais envolvidos no processo: educadores, alunos e seus responsáveis. Sendo assim, o objetivo deste estudo é refletir sobre o conceito de bilinguismo, levando em consideração uma revisão da literatura sobre o tema, e analisando os resultados de uma pesquisa com um grupo de professores de idiomas, que apresentam suas concepções sobre o que seria “educação bilíngue, e suas opiniões em relação a viabilidade da aplicação de tal modelo na rede pública e privada. Pelo resultado, é possível perceber que o conceito ainda se apresenta difuso, mesmo para os educadores que atuam em projetos bilingues.

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Biografia do Autor

Janaina da Silva CARDOSO, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal Fluminense; Mestre em Língua Inglesa pela UFF; Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Juliana COUTINHO, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Linguística, pela UERJ, e Professora do Projeto Bilingue do Instituto GayLussac.

Vania Santana Carvalho de OLIVEIRA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Linguística, pela UERJ; Professora da Escola Estadual Bilingue Carlos Drummond de Andrade

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Publicado

08/16/2018

Como Citar

CARDOSO, Janaina da Silva; COUTINHO, Juliana; OLIVEIRA, Vania Santana Carvalho de. REFLEXÃO SOBRE DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 22, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/lep.v22i1.54459. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/54459. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático Estudos em Linguística Aplicada com foco na formação de professores: conexões e abrangências