CICLO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM GÊNEROS

Autores

  • Edna Cristina MUNIZ DA SILVA Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v19i2.41251

Resumo

Ao longo de três décadas, pesquisadores da chamada Escola de Sydney, das áreas de linguagem e educação, têm descrito a estrutura dos gêneros e desenvolvido uma pedagogia de gêneros para o ensino da leitura e da produção de textos (que se encontra agora em sua terceira geração), fundamentados na abordagem sistêmico-funcional da linguagem (Painter 1986; Rothery 1996; Martin 1999; Christie 1999; Macken-Horarik 2002; Coffin 2006; Martin e Rose 2008). O atual programa de letramento baseado em gêneros é conhecido como Reading to Learn (Rose e Martin 2012; Rose 2013). É uma metodologia de ensino que integra o ensino da leitura e da escrita aos conteúdos curriculares da escola no ensino básico e superior. O objetivo é ensinar habilidades de leitura e escrita que capacitem os estudantes a serem bem-sucedidos na leitura e produção textual dos gêneros curriculares das famílias das estórias, das histórias, dos argumentos, da interpretação e dos procedimentos, cujos propósitos sociais são entreter, informar e avaliar. O ciclo de ensino-aprendizagem baseado em gêneros requer a troca de responsabilidade entre professores e estudantes, pois o professor fornece todo o suporte de que os estudantes precisam para se aproximarem e se apropriarem dos gêneros, e os estudantes também assumem responsabilidade por sua própria aprendizagem. Neste artigo, apresentarei o programa Reading to Learn, o ciclo de aprendizagem baseado no ensino de gêneros e a descrição das famílias de gêneros, suas etapas e fases.

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Biografia do Autor

Edna Cristina MUNIZ DA SILVA, Universidade de Brasília

Professora adjunta do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

05/10/2016

Como Citar

MUNIZ DA SILVA, Edna Cristina. CICLO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM GÊNEROS. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 19, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/lep.v19i2.41251. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/41251. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Texto da autora convidada