CICLO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM GÊNEROS
DOI:
https://doi.org/10.5216/lep.v19i2.41251Resumo
Ao longo de três décadas, pesquisadores da chamada Escola de Sydney, das áreas de linguagem e educação, têm descrito a estrutura dos gêneros e desenvolvido uma pedagogia de gêneros para o ensino da leitura e da produção de textos (que se encontra agora em sua terceira geração), fundamentados na abordagem sistêmico-funcional da linguagem (Painter 1986; Rothery 1996; Martin 1999; Christie 1999; Macken-Horarik 2002; Coffin 2006; Martin e Rose 2008). O atual programa de letramento baseado em gêneros é conhecido como Reading to Learn (Rose e Martin 2012; Rose 2013). É uma metodologia de ensino que integra o ensino da leitura e da escrita aos conteúdos curriculares da escola no ensino básico e superior. O objetivo é ensinar habilidades de leitura e escrita que capacitem os estudantes a serem bem-sucedidos na leitura e produção textual dos gêneros curriculares das famílias das estórias, das histórias, dos argumentos, da interpretação e dos procedimentos, cujos propósitos sociais são entreter, informar e avaliar. O ciclo de ensino-aprendizagem baseado em gêneros requer a troca de responsabilidade entre professores e estudantes, pois o professor fornece todo o suporte de que os estudantes precisam para se aproximarem e se apropriarem dos gêneros, e os estudantes também assumem responsabilidade por sua própria aprendizagem. Neste artigo, apresentarei o programa Reading to Learn, o ciclo de aprendizagem baseado no ensino de gêneros e a descrição das famílias de gêneros, suas etapas e fases.
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