OS ELEMENTOS DO SUBSISTEMA DE ATITUDE ENUNCIADOS NO DISCURSO DE ALUNOS ATRAVÉS DE CRENÇAS

Autores

  • Graciene Verdécio de GUSMÃO Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v19i2.41169

Resumo

O objetivo deste artigo é revelar os elementos do subsistema de atitude enunciados no discurso de alunos do ensino fundamental, através de suas crenças em relação ao processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa (doravante LI). O presente estudo configura-se como sendo qualitativo-interpretativista, assim, tomo como base teórica os conceitos de autores como Bogdan e Biklen (1994) e André (1995). Sob o aporte do Sistema de Avaliatividade (Appraisal System), contemplando Martin e White (2005), e, sobre o construto teórico de Crenças, a partir de Barcelos (2004, 2006, 2007), Silva (2005, 2007). Os resultados assinalaram que os elementos linguísticos utilizados pelos alunos, através de suas crenças sobre o processo de ensino e aprendizagem de LI foram de julgamento e apreciação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciene Verdécio de GUSMÃO, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus de Barra do Bugres – MT.

Downloads

Publicado

05/10/2016

Como Citar

GUSMÃO, Graciene Verdécio de. OS ELEMENTOS DO SUBSISTEMA DE ATITUDE ENUNCIADOS NO DISCURSO DE ALUNOS ATRAVÉS DE CRENÇAS. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 19, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/lep.v19i2.41169. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/41169. Acesso em: 22 out. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático Estudos linguísticos, literários e ensino: conexões e diálogos