O PROFESSOR E O SISTEMA AVALIATIVO NO ENSINO SUPERIOR SOB A VISÃO CRITICA DO ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.5216/lep.v23i2.60372Resumo
Este trabalho traz à discussão uma temática pouco pesquisada e analisada no contexto acadêmico. Na verdade, discutimos muito sobre metodologias inovadoras e criativas, material didático para fins específicos, entre outros elementos que cercam o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior, mas limitamos a nossa pesquisa quando falamos sobre a mudança metodológica que deveria ser feita a partir de uma pontuação ou sinalização do próprio aluno. A formação do professor no ensino superior não deve estar voltada apenas para sua realização profissional, mas para a necessidade cultural e social do aluno das licenciaturas. Para isso, busco destacar a necessidade de projetos pedagógicos e uma inovação curricular capaz de trazer ao aluno a aplicação de conteúdos significativos em seu cotidiano. A criação e o desenvolvimento de projetos pedagógicos no ensino superior precisam ter o objetivo de inserir um aluno “diferenciado” numa sociedade carente de olhares críticos; é sobre esse ponto de partida que se faz necessária uma modificação nas formas de avaliação, pois o processo avaliativo não deve estar voltado apenas para a aquisição de conteúdos programáticos, mas na efetivação desse conhecimento no desenvolvimento intelectual, profissional e sociocultural do indivíduo como parte integrante de uma universidade constituída de formadores de opiniões. O ensino superior não deve ser um filtro selecionador, mas uma porta aberta para os que buscam o conhecimento. Com isso, compreende-se que a universidade é o campo cultural onde o indivíduo tem a oportunidade de buscar algo além do conhecimento teórico ou a prática e efetivação do conhecimento adquirido no ensino superior, mas o campo social que ajudará o aluno a transformar seus conhecimentos teóricos em práticas sociais. Para tal, a fundamentação teórica deste trabalho inclui Ausubel (1980), Marcuschi (2005), Masetto (2012), Gavaldon (2003), Carpinelli (2003), Faraco e Tezza (2010), entre outros. Entende-se que resultados positivos na qualidade do ensino universitário só chegarão ao alvo com a consideração do olhar crítico-avaliativo do aluno sobre sua própria formação e futura atuação profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Linguagem: Estudos e Pesquisas

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o autor AUTORIZA a UFG a reproduzi-lo e publicá-lo na Revista Linguagem: estudos e pesquisas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (www – Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UFG responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.
- Feitas todas as correções indicadas pelos editores e pareceristas e após o aceite final, os autores deverão enviar um documento assinado para os e-mails da revista nos seguintes termos:
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido a publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Linguagem: Estudos e Pesquisas, editada pela Universidade Federal de Goiás, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Federal de Goiás e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).