O IMPACTO DA MINERAÇÃO NO COTIDIANO DAS COMUNIDADES ATINGIDAS: o caso do distrito de Antônio Pereira em Ouro Preto – MG THE IMPACT OF MINING ON THE DAILY LIFE OF AFFECTED COMMUNITIES: the case of the Antônio Pereira district in Ouro Preto – MG

Conteúdo do artigo principal

Raphaella Karla Portes Beserra
Pedro Luiz Teixeira de Camargo

Resumo

O presente trabalho é fruto das discussões realizadas ao longo do curso da disciplina “Territórios em Risco: efeitos da apropriação do espaço por grandes empreendimentos” do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Nele, decidimos apresentar a história e a problemática atuais do distrito de Antônio Pereira, localizado no município de Ouro Preto/MG. Para entender os processos que tem ocorrido com essa comunidade atingida pela mineração, buscamos entender a partir de uma revisão bibliográfica a formação histórica e econômica do distrito, bem como a construção social que levou a comunidade para as circunstâncias atuais. O referido local, tem sofrido os impactos da mineração desde os tempos do Brasil colônia, entretanto desde 2015 com o rompimento da Barragem de Fundão, no município de Mariana, eles passaram a sofrer não só as consequências, mas o alarde do possível rompimento da Barragem do Doutor localizada ali localizada. Observamos que apesar das dificuldades que a comunidade enfrenta e da omissão do poder público municipal, esta tem se posicionado e resistido às investidas por parte da Vale S.A, assim, é preciso que o poder público amplie a diversificação econômica local, hoje baseada quase que exclusivamente na extração mineral.

Detalhes do artigo

Como Citar
KARLA PORTES BESERRA, R.; LUIZ TEIXEIRA DE CAMARGO, P. O IMPACTO DA MINERAÇÃO NO COTIDIANO DAS COMUNIDADES ATINGIDAS: o caso do distrito de Antônio Pereira em Ouro Preto – MG: THE IMPACT OF MINING ON THE DAILY LIFE OF AFFECTED COMMUNITIES: the case of the Antônio Pereira district in Ouro Preto – MG. Espaço em Revista, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 109–125, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/espaco/article/view/71149. Acesso em: 14 jun. 2024.
Seção
ARTIGOS/ARTICLES
Biografia do Autor

Raphaella Karla Portes Beserra, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia

Pedro Luiz Teixeira de Camargo, Instituto Federal de Minas Gerais

Professor Efetivo do Instituto Federal de Minas Gerais