SUSTENTABILIDADE E ESCOLHAS ALIMENTARES: compromisso individual com o meio ambiente SUSTAINABILITY AND FOOD CHOICES: individual commitment to the environment

Conteúdo do artigo principal

Sirlene Aparecida Silva
Maria Beatriz Junqueira Bernardes

Resumo

O ato de comer não atende somente necessidades fisiológicas e biológicas dos seres vivos. Comer é uma prática que interliga um conjunto de aspectos culturais, socioeconômicos e, porque não, ambientais – termo pouco lembrado quando se trata de abordar a multifatoriedade da escolha alimentar. Neste contexto, o propósito deste artigo constitui-se no fato que algumas implicações do simples ato de comer não são facilmente observadas e assimiladas pelo indivíduo e precisam ser abordadas visando incentivar a reflexão sobre de que forma o espaço humano é transformado pelo que se coloca no prato. O artigo expõe o quanto o nível de renda e as preferências influem diretamente na busca por alimentos, ao passo que enfatiza que a maneira de cobrir esta procura determinará o impacto causado na base dos recursos naturais. Visando a construção de um caminho de compromisso individual com o meio ambiente, o artigo sinaliza que ganho em saúde e sustentabilidade ambiental caminham juntos quando os indivíduos estão dispostos a dar atenção para a importância de fazerem melhores escolhas alimentares. Por fim, são abordadas algumas transformações no território brasileiro nos últimos anos e alternativas de contenção dos impactos ambientais tão complexos e inter-relacionados à ação agropecuária.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, S. A.; JUNQUEIRA BERNARDES, M. B. . SUSTENTABILIDADE E ESCOLHAS ALIMENTARES: compromisso individual com o meio ambiente: SUSTAINABILITY AND FOOD CHOICES: individual commitment to the environment. Espaço em Revista, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 90–108, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/espaco/article/view/71121. Acesso em: 26 maio. 2024.
Seção
ARTIGOS/ARTICLES
Biografia do Autor

Sirlene Aparecida Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Administração, Servidora Pública Federal na Universidade Federal de Uberlândia - Campus Pontal. Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia. Área de concentração “Produção do espaço e dinâmicas ambientais”.

Maria Beatriz Junqueira Bernardes, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atualmente é professora associada 2 da Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Geografia, Atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental e ensino de geografia. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IG/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (FACIP/UFU).