ESCRAVOS NO SUDESTE GOIANO EM AUTOS DE PARTILHAS: PRIMEIRAS LEITURAS

Autores

  • Maria Gabriela Gomes PIRES
  • Maria Helena de PAULA Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
  • Mayara Aparecida Ribeiro de ALMEIDA

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v21i1.52268

Resumo

Fazer conhecer e divulgar práticas de escravidão na Vila do Catalão, Província de Goiás, na primeira metade do século XIX é o desiderato deste estudo. Para tal, apresenta-se um auto de partilha com o propósito precípuo de facultar o conhecimento de um dos muitos e diversos registros escravistas em manuscritos do sudeste goiano que vêm sendo digitalizados no projeto “Em busca da memória perdida: estudos sobre a escravidão em Goiás”. Mais especificamente, relata-se um dos resultados desse trabalho que consiste nas edições fac-símile e semidiplomática de um auto de 1839, sob a guarda do Fórum da Comarca de Catalão/GO, e no qual se descrevem valores, idades e etnias de 23 escravos a serem partilhados entre os herdeiros. Ao fim, tais características foram brevemente discutidas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gabriela Gomes PIRES

Mestre em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão.

Maria Helena de PAULA, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Professora do Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem da Regional Catalão-UFG. Mestre em Estudos Lingüísticos pela UFG (2000) e Doutora em Lingüística e Língua Portuguesa pela UNESP (2007).

Mayara Aparecida Ribeiro de ALMEIDA

Mestre em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão.

Downloads

Publicado

04/04/2018

Como Citar

PIRES, Maria Gabriela Gomes; DE PAULA, Maria Helena; ALMEIDA, Mayara Aparecida Ribeiro de. ESCRAVOS NO SUDESTE GOIANO EM AUTOS DE PARTILHAS: PRIMEIRAS LEITURAS. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 21, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/lep.v21i1.52268. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/52268. Acesso em: 22 out. 2025.

Edição

Seção

Edição comemorativa - Estudos linguísticos