O TEMA DA TRADIÇÃO COMO TRAÇO DA ORIGINALIDADE DE MIA COUTO

Autores

  • Cláudia de Rodrigues BORBA Uniritter
  • Marcelo SPALDING UniRitter

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v20i2.45823

Resumo

O presente artigo busca analisar o livro Estórias Abensonhadas, escrito pelo renomado autor e biólogo moçambicano Mia Couto, nascido em 1955 na Beira, também conhecido pela sua autoria dos títulos O outro pé da sereia e Terra Sonâmbula. A obra em análise tem como foco a tradição regional africana, mais especificamente de Moçambique, como uma forma de originalidade da obra na literatura contemporânea. Cada conto da obra possui marcas de tradição consideráveis à compreensão da história e da literatura. Portanto, a análise é embasada no contexto histórico pós-guerra civil de Moçambique, bem como nos elementos estruturais da narrativa, como a linguagem, o foco narrativo, o espaço, o tempo e principalmente a construção dos personagens que envolvem todos os contos que compõem o livro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia de Rodrigues BORBA, Uniritter

Pós-graduada em Produção e Revisão Textual pela Uniritter (RS) e graduada em Letras pela FAPA (RS). 

Marcelo SPALDING, UniRitter

Doutor em Letras pela UFRGS, professor do PPG Letras da UniRitter (RS) e coordenador do Programa de Pós-graduação em Produção e Revisão Textual da mesma instituição. 

Downloads

Publicado

03/09/2017

Como Citar

BORBA, Cláudia de Rodrigues; SPALDING, Marcelo. O TEMA DA TRADIÇÃO COMO TRAÇO DA ORIGINALIDADE DE MIA COUTO. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 20, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/lep.v20i2.45823. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/45823. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre