BREVE REFLEXÃO EM TORNO DA TEORIA DE INCORPORAÇÃO APLICADA ÀS CONSTRUÇÕES CAUSATIVA E PASSIVA E SUAS IMPLICAÇÕES SEMÂNTICAS EM CIYAO

Autores

  • Vasco MAGONA Universidade Eduardo Mondlane

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v20i2.45817

Resumo

O estudo aplica de forma breve a teoria da incorporação na análise das extensões causativa e passiva e suas implicações semânticas na língua Yao, uma língua do grupo Bantu, falada em Moçambique, Malawi e Tanzânia. O estudo argumenta que, a aplicação das extensões implica ao acréscimo ou perda de lugares mas, também, o incremento de novas propriedades semânticas aos argumentos o que sugere olhar para os papéis temáticos como elementos flutuantes se, se entender que estes podem ser vistos sob duas perspectivas: (i) Lexical e, (ii) Sintáctica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vasco MAGONA, Universidade Eduardo Mondlane

Assistente Universitário no Departamento de Línguas da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique.

Downloads

Publicado

03/09/2017

Como Citar

MAGONA, Vasco. BREVE REFLEXÃO EM TORNO DA TEORIA DE INCORPORAÇÃO APLICADA ÀS CONSTRUÇÕES CAUSATIVA E PASSIVA E SUAS IMPLICAÇÕES SEMÂNTICAS EM CIYAO. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 20, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/lep.v20i2.45817. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/45817. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático As línguas africanas no Brasil e em África: identidade e cultura