AS CONCEPÇÕES DE LINGUA(GEM) E SUA CONTRIBUIÇÃO NO ESTUDO DAS FRASEOLOGIAS DA LÍNGUA AFRICANA TEWE

Autores

  • Zacarias Alberto S. QUIRAQUE Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v20i2.45811

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar breves considerações sobre as concepções de linguagem desde a Antiguidade até a linguística moderna (SAUSSURE, 1916), e mostrar a importância das suas contribuições para os estudos das fraseologias, em particular dos provérbios da língua africana tewe. Ademais, será nosso propósito demonstrar o quão estes estudos contribuíram substancialmente para os estudos das fraseologias, por estas constituírem um repositório e riqueza da cultura de um povo. Através do método de revisão bibliográfica e introspetivo, concluímos que apesar de os estudos de linguagem na Antiguidade permaneceram como objeto de especulação e não de observação, isto é, não houve preocupação em estudar e descrever a linguagem por ela mesma, nem em verificar se as categorias fundadas em gramática grega ou latina tinham validade geral (BENVENISTE, 1995), já era notório o interesse, por alguns linguistas, no estudo das unidades fraseológicas, que trazem consigo o conhecimento, mito, as crenças, costumes, comparações e similitudes etc. de cada comunidade linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zacarias Alberto S. QUIRAQUE, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Moçambicano de Chimoio/Manica; assistente universitário da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique (UEM-Mz). Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, sob a orientação da Professora Maria Helena de Paula. É bolsista do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq. 

Downloads

Publicado

03/09/2017

Como Citar

QUIRAQUE, Zacarias Alberto S. AS CONCEPÇÕES DE LINGUA(GEM) E SUA CONTRIBUIÇÃO NO ESTUDO DAS FRASEOLOGIAS DA LÍNGUA AFRICANA TEWE. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 20, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/lep.v20i2.45811. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/45811. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático As línguas africanas no Brasil e em África: identidade e cultura