HISTÓRIA, LITERATURA E CULTURA DOI: 10.5216/lep.v13i1.11918
Resumo
Esta pesquisa centra-se na análise das relações que envolvem história e literatura e para tanto, procuraremos mostrar como acontece esse contato apontando elementos que ajudam determinar o momento em que esses dois pontos se encontram. A partir de análises desenvolvidas por pesquisadores como Gaston Bachelard, Peter Burke, Terry Eagleton, Roland Barthes, através das teorias propostas por eles, procuraremos localizar pontos de contato entre história e literatura e assim poder encontrar esses elementos que ajudam a criar uma espécie de dependência entre ambas além de funcionar como elemento capaz de registrar os fatos e costumes de tempos específicos do cotidiano do homem. Diante da possibilidade aberta pelas relações estabelecidas entre essas duas ciências veremos como esse envolvimento de áreas tão distintas ao fazerem seus registros acabam por mostrar outras maneiras de se enxergar tanto história quanto literatura. Notase a necessidade de localizar o objeto de pesquisa em um período, separando o lugar onde se encontra e dessa forma os recortes feitos pela literatura mesmo sob a forma de ficção, consegue representar um momento histórico e mostrar como a união de formas de escrita tão distintas podem resgatar épocas, costumes e história de maneira tal que, aos olhos e imaginação do leitor esses tempos distantes estão próximos, presentes e exercendo influência no agora. Assim, nos vemos diante de novas possibilidades para enxergarmos como esses envolvimentos entre campos tão distintos acabam por determinar novas áreas férteis para o desenvolvimento de pesquisas sejam históricas ou literárias, pois o texto não cessa de acontecer e novos fatos de peso históricos vem servir de elemento de respaldo para os textos literários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o autor AUTORIZA a UFG a reproduzi-lo e publicá-lo na Revista Linguagem: estudos e pesquisas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (www – Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UFG responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.
- Feitas todas as correções indicadas pelos editores e pareceristas e após o aceite final, os autores deverão enviar um documento assinado para os e-mails da revista nos seguintes termos:
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido a publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Linguagem: Estudos e Pesquisas, editada pela Universidade Federal de Goiás, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Federal de Goiás e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).