CONFIGURAÇÃO DISCURSIVA DO “COMPORTAMENTO” ENTRE OS LIVROS MAIS VENDIDOS PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL BRASILEIRO DOI: 10.5216/lep.v13i1.11914

Autores

  • Bruna Longo BIASIOLI Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho" - Câmpus de Araraquara
  • Arnaldo CORTINA Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho" - Câmpus de Araraquara

Resumo

Os propósitos deste artigo caminham em duas direções. Em primeiro lugar, consiste em discutir a produtividade do conceito de “configuração discursiva”, oriundo da proposta teórico-metodológica da semiótica de Paris, para designar uma forma de agrupamento de discursos em torno de uma temática comum. A escolha desse conceito propicia um afastamento do termo “tema”, que, para a semiótica, tem um sentido bastante preciso, que se diferencia do senso comum, e, ao mesmo tempo, do termo “gênero”, que tem um uso mais abrangente que o atribuído à “configuração discursiva”. Em segundo lugar, este trabalho propõe examinar a configuração discursiva do “comportamento”, detectada no corpus que dá sustentação ao trabalho, para descrever seu funcionamento. O referido corpus consiste no levantamento de listas dos livros de literatura infantojuvenil mais vendidos no Brasil, no período de 1994 a 2004, realizado em dois jornais e em duas revistas de circulação nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Longo BIASIOLI, Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho" - Câmpus de Araraquara

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa; Faculdade de Ciências e Letras – UNESP; Cep: 14.800-901; Araraquara; São Paulo;Brasil.

Arnaldo CORTINA, Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho" - Câmpus de Araraquara

CNPq; Departamento de Lingüística; Faculdade de Ciências e Letras – UNESP; Cep: 14.800-901; Araraquara; São Paulo; Brasil.

Downloads

Publicado

03/11/2015

Como Citar

BIASIOLI, Bruna Longo; CORTINA, Arnaldo. CONFIGURAÇÃO DISCURSIVA DO “COMPORTAMENTO” ENTRE OS LIVROS MAIS VENDIDOS PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL BRASILEIRO DOI: 10.5216/lep.v13i1.11914. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 13, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/34418. Acesso em: 22 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos