Chamada para publicação - Linguagem: Estudos e Pesquisas, vol. 25, n. 1
Dossiê temático: Práticas e Vivências na Educação Escolar Indígena: língua, cultura, produção de material didático e formação de professores indígenas
Ementa: Povos originários do Brasil, por séculos, vêm enfrentando violências de toda sorte, das quais se destacam a territorial, a epistêmica e a linguística. Como os povos indígenas brasileiros organizam suas culturas e sua relação constitutiva com a natureza está assinalado no seu arcabouço linguístico, múltiplo e diverso, às vezes realizando-se o mesmo entre diferentes povos ou como diferentes sistemas linguísticos entre povos de etnias diversas. Para compreender o modo sob o qual a sociedade brasileira constrói a sua relação com as culturas e línguas dos povos originários brasileiros desde o início da colonização, em relação com as culturas, as línguas, o conhecimento ancestral e a educação escolar indígena, o dossiê “Práticas e Vivências na Educação Escolar Indígena: língua, cultura, produção de material didático e formação de professores indígenas” espera receber resenhas, ensaios, artigos originais de pesquisa que abordem possíveis temas, como: i) História das línguas indígenas brasileiras; ii) Conhecimentos ancestrais indígenas; iii) Educação Escolar indígena; iv) Políticas de materiais didáticos para as Escolas Indígenas no Brasil; v) Experiências de produção de materiais didáticos e pedagógicos no cotidiano das escolas indígenas; vi) Atividades práticas de elaboração de materiais didáticos para as Escolas indígenas; vii) Formação de professores indígenas.
Além do dossiê temático, o volume 25, n.1 recebe artigos de temática livre, desde que tematizem estudos e pesquisas em linguagem. Todas as submissões devem considerar as normas publicadas na página www.revistas.ufg.br/lep, aba Sobre > submissões.
As contribuições para esta chamada deverão ser enviadas para avaliação até o dia 31 de agosto de 2021, exclusivamente pelo e-mail: revistalinguagem@gmail.com.
Organizam este número:
Profª Dra. Aurea Cavalcante Santana – Universidade Federal de Mato Grosso: http://lattes.cnpq.br/3297258962839120
Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque – Universidade Federal de Tocantins: http://lattes.cnpq.br/3112349741157945
Prof. Dr. Jozimar Bernardo Luciovânio – Universidade Federal de Catalão: http://lattes.cnpq.br/8144672216555989