Prorrogação de chamada - Linguagem: Estudos e Pesquisas, vol. 24, n. 1

04/29/2020

Dossiê Temático: O ensino de línguas por meio de gêneros e mediado por tecnologias digitais

Novo prazo: O envio do artigo deve ser feito exclusivamente pelo site da revista, conforme orientações disponíveis em submissões, até o dia 30 de junho de 2020.

Ementa: O dossiê proposto originou-se de discussões realizadas durante o processo de coordenação de um simpósio temático no X SIGET - SIMPOSIO INTERNACIONAL DE ESTUDIOS DE GÉNEROS TEXTUALES, realizado na Facultad de Lenguas, da Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Argentina, de 16 a 18 de setembro de 2019, e tem como objetivo reunir estudos que promovam reflexões de cunho teórico-metodológico e prático sobre o ensino de línguas por meio de gêneros discursivos e mediado por tecnologias digitais. Nesse sentido, intenta agregar trabalhos que: a) tematizem as políticas institucionais de ensino de línguas no Brasil e em outros países, analisando e discutindo documentos oficiais, propostas curriculares, linhas editoriais e materiais didáticos; b) revelem propostas didáticas aplicadas, centradas no ensino de línguas por meio de gêneros e mediado por tecnologias digitais, bem como seus resultados;  c) investiguem o funcionamento da língua em um ou mais gêneros, assumindo-os como elementos centrais nos processos de ensino e aprendizagem e como forma de ação e de interação dos sujeitos nos diferentes campos de atuação humana; d) focalizem a formação de professores no tocante ao trabalho com os gêneros e as tecnologias digitais no ensino de línguas; e) evidenciem e discutam as potencialidades e dificuldades do trabalho com os gêneros e as tecnologias no ensino de línguas.

Além dos artigos para o dossiê temático, a LINGUAGEM: Estudos e Pesquisas ainda receberá artigos para a Sessão Temática Livre, Resenhas e Entrevistas, desde que estejam no escopo dos Estudos da Linguagem.