O ENSINO DA GEOGRAFIA COMO REAFIRMAÇÃO DE IDENTIDADES QUILOMBOLAS NA COMUNIDADE DE ARAQUEMBAUA – BAIÃO –PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.5216/er.v22i2.63705Resumo
O presente trabalho de pesquisa cujo objetivo geral é investigar o conteúdo e a metodologia que vem sendo utilizada nas aulas de Geografia das turmas do 6º ano, com ênfase para as questões quilombolas, tendo como objetivos específicos: observar se os alunos vêm se apropriando dos conhecimentos geográficos no decorrer das aulas; compreender se existem relações entre o ensino de geografia e a descendência afros da comunidade de Araquembaua. Quanto à metodologia, esta baseou-se em um levantamento bibliográfico e documental de diversas obras de autores que abordam temas e conceitos geográficos relativos às comunidades Quilombolas no Baixo Tocantins, trabalho de campo na escola, com observações gerais, coleta de relatos sobre o funcionamento da referida escola com registro fotográfico a fim de caracterizar o espaço físico e pedagógico mediante a aplicação de um questionário com questões objetivas, direcionadas a 54 alunos. Com relação aos resultados, observou-se que a grande maioria dos alunos não vem se apropriando dos conhecimentos geográficos, especificamente com relação às questões quilombolas, pois apesar de ser uma comunidade de descendentes quilombolas, a população da Vila de Araquembaua não se identifica como tal, e isso distancia o aluno dessa realidade
Palavras-chave: Problemática. Metodologia. Conhecimentos Geográficos. Quilombola.
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Copyright (c) 2021 Rosilda Pimentel, Rita Denize de Oliveira, Jorge Sales dos Santos

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Espaço em Revista. Catalão, GO, Brasil. e-ISSN: 2965-5609
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