A EDUCAÇÃO ESCOLAR, O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DA POPULAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.5216/er.v10i1.13548Resumo
Resumo: Este texto propõe uma discussão sobre a educação escolar voltada para a população rural, ressaltando a necessidade de considerar o contexto do campo, no que se refere à sua cultura específica, como também o modo de viver, de organizar a família, o trabalho e o cotidiano. Ao trazer as referências culturais das pessoas para a sala de aula, o trabalho pedagógico fomenta sua recriação e reprodução coletiva, o que orienta a formação humana. Para a execução do trabalho foi efetuado um levantamento bibliográfico sobre a educação escolar rural e o ensino de geografia, o conteúdo dos livros didáticos e os trabalhos que exploram a realidade local do município de Catalão (GO), particularmente, das comunidades rurais, além de uma sistematização, análise e representação de dados e informações de fontes primárias e secundárias. Acredita-se que ao trazer a vivência do aluno para a sala de aula poder-se-á estimular a motivação, o interesse e o envolvimento dos mesmos pela construção do saber. Parte-se do princípio que a educação como contribuição à humanização do ser humano é pautada no pressuposto de que os seres humanos nascem inconclusos, inacabados, tornando-se humanos ou desumanos no decorrer da vida, de acordo com suas experiências individuais, coletivas e dos grupos sociais com os quais convivem. Palavras-chave: Educação escolar rural. Conteúdos escolares em Geografia. Construção do saber. Catalão (GO).Downloads
Publicado
16.03.2011
Como Citar
BISPO, Cláudia Luiz de Sousa; MENDES, Estevane de Paula Pontes. A EDUCAÇÃO ESCOLAR, O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DA POPULAÇÃO DO CAMPO. Espaço em Revista, Catalão, v. 10, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/er.v10i1.13548. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/espaco/article/view/13548. Acesso em: 14 nov. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS/ARTICLES
Licença
Copyright (c) 2011 Cláudia Luiz de Sousa Bispo, Estevane de Paula Pontes Mendes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Espaço em Revista. Catalão, GO, Brasil. e-ISSN: 2965-5609
This work is licensed under CC BY 4.0




