RELEITURAS GEOGRÁFICAS DAS PAISAGENS DO BRASIL GEOGRAPHIC REVIEWS OF BRAZILIAN LANDSCAPE

Conteúdo do artigo principal

Idelvone Mendes Ferreira
Estevane de Paula Pontes Mendes

Resumo

O Brasil comporta um mostruário bastante complexo e completo das principais paisagens e ecologias do mundo tropical, configurando-se numa potencialidade paisagística Sul Americana. Esse contexto paisagístico é uma herança de processos fisiográficos e bioclimáticos de atuações antigas que são remoldados e modificados por processos naturais que transcorreram os tempos passados até o recente. Inicialmente as forças naturais gastaram milhões de anos nesse processo, atuando na configuração geológica, geomórfica e pedológica da superfície terrestre, em sintonia com os ciclos bioclimáticos. Esses processos remodeladores visualizados atualmente são modernos e recentes, restringido-se basicamente aos períodos Terciário e Quaternário, sendo mensurados por escalas de atuação interferentes de caráter antropogênico pautado em alguns milhares de anos, configurando os ciclos geográficos, responsáveis pela configuração paisagística atual e que estão sendo arrasadas pela ação do homem através da tecnogênese, surgindo os novos espaços socioambientais.

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA, I. M.; MENDES, E. de P. P. RELEITURAS GEOGRÁFICAS DAS PAISAGENS DO BRASIL: GEOGRAPHIC REVIEWS OF BRAZILIAN LANDSCAPE. Espaço em Revista, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 7–23, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/espaco/article/view/74638. Acesso em: 29 abr. 2024.
Seção
ARTIGOS/ARTICLES
Biografia do Autor

Idelvone Mendes Ferreira, Universidade Federal de Catalão – IGEO/UFCAT

Doutor em Geografia, Professor Titular do Instituto de Geografia – Universidade Federal de Catalão – IGEO/UFCAT.

Programa de Pós-Graduação em Geografia-UFCAT.  Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais – NEPSA-UFCAT/CNPq

Estevane de Paula Pontes Mendes, Universidade Federal de Catalão – IGEO/UFCAT

Doutora em Geografia, Professora Associada do Instituto de Geografia – Universidade Federal de Catalão – IGEO/UFCAT. Programa de Pós-Graduação em Geografia-UFCAT. Vice Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais - NEPSA-UFCAT/CNPq.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>