CONFLITOS POR TERRA NO TERRITÓRIO QUILOMBO KALUNGA: agronegócio, mineração e pequenas centrais hidroelétricas

CONFLICTS FOR LAND IN THE TERRITORY QUILOMBO KALUNGA: agribusiness, mining and small hydroelectric power stations

Autores

  • Jaqueline Gonçalves dos Santos Universidade Federal de Catalão (UFCat)
  • Gilmar Alves de Avelar Universidade Federal de Catalão – IGEO/UFCAT

DOI:

https://doi.org/10.70261/er.v25i1.74594

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar os conflitos territoriais no território Quilombo Kalunga, localizado na microrregião da Chapada dos Veadeiros, nordeste do Estado de Goiás. Este território vem sendo alvo de disputa com o avanço do agronegócio, mineração, PCHs e o turismo. Parte deste território já demarcado vem sendo alvo de invasões por fazendeiros e grileiros, este território vem sendo alvo de disputa com o avanço do agronegócio, mineração, PCHs e o turismo. Parte deste território já demarcado vem sendo alvo de invasões por fazendeiros e grileiros, a uma falta de visibilidade da parte do Estado com Comunidades recentemente reconhecidas pela Fundação Palmares, no processo de demarcação. Para construção da discussão teórica, serão utilizadas livros, revistas científicas, teses de doutorado, dissertações de mestrado, entre outras referências, que abordam a temática da pesquisa.

Biografia do Autor

Jaqueline Gonçalves dos Santos, Universidade Federal de Catalão (UFCat)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Geografia, na Universidade Federal de Catalão (UFCat)

Gilmar Alves de Avelar, Universidade Federal de Catalão – IGEO/UFCAT

Doutor em Geografia, Professor do Instituto de Geografia – Universidade Federal de Catalão – IGEO/UFCAT. Programa de Pós-Graduação em Geografia-UFCAT

Downloads

Publicado

14.10.2023

Como Citar

GONÇALVES DOS SANTOS, Jaqueline; ALVES DE AVELAR, Gilmar. CONFLITOS POR TERRA NO TERRITÓRIO QUILOMBO KALUNGA: agronegócio, mineração e pequenas centrais hidroelétricas: CONFLICTS FOR LAND IN THE TERRITORY QUILOMBO KALUNGA: agribusiness, mining and small hydroelectric power stations. Espaço em Revista, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 46–57, 2023. DOI: 10.70261/er.v25i1.74594. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/espaco/article/view/74594. Acesso em: 18 set. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES