IMPACTOS E RISCOS SOCIOAMBIENTAIS NOS GRANDES EMPREENDIMENTOS DE MINERAÇÃO EM CATALÃO E OUVIDOR NO SUDESTE GOIANO SOCIO-ENVIRONMENTAL IMPACTS AND RISKS IN LARGE MINING PROJECTS IN CATALÃO AND OUVIDOR IN SOUTHEASTERN GOIANO

Conteúdo do artigo principal

Angélica Freires
Vicente de Paulo da Silva
Idelvone Mendes Ferreira

Resumo

O trabalho apresenta reflexões referentes aos ‘Grandes Empreendimentos de Mineração’, tratando-se da apropriação do espaço geográfico e a criação de territórios em risco. O objetivo é compreender a territorialização desses projetos transformando radicalmente modos de vida locais. O recorte espacial para análise é o Sudeste Goiano - Brasil, com enfoque nos municípios de Catalão e Ouvidor, onde prevalece a exploração mineral de Nióbio e Fosfato. A metodologia envolve pesquisas bibliográfica e documental, demonstrando a arena de conflitos e disputas que afetam o território e seus sistemas vivos, mais especialmente a população humana envolvida, e não vivos, como os recursos hídricos, solo e ar. Destaca-se que, no lócus da reprodução social, cultural e econômica de municípios minerados urge a necessidade do empoderamento local, de atingidos, movimentos sociais, instituições e pesquisadores, visando minimizar os impactos socioambientais negativos e riscos presentes no setor. Grandes empreendimentos de mineração ascendem o capital, promovem, principalmente, o desenvolvimento para si, e sobrepõem-se à memória, ao lugar, às identidades, ao sossego e à existência de moradores locais, praticantes da agricultura familiar, na área pesquisada.

Detalhes do artigo

Como Citar
FREIRES, A.; DE PAULO DA SILVA, V.; MENDES FERREIRA, I. IMPACTOS E RISCOS SOCIOAMBIENTAIS NOS GRANDES EMPREENDIMENTOS DE MINERAÇÃO EM CATALÃO E OUVIDOR NO SUDESTE GOIANO: SOCIO-ENVIRONMENTAL IMPACTS AND RISKS IN LARGE MINING PROJECTS IN CATALÃO AND OUVIDOR IN SOUTHEASTERN GOIANO. Espaço em Revista, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 104–136, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/espaco/article/view/74421. Acesso em: 2 dez. 2023.
Seção
ARTIGOS/ARTICLES
Biografia do Autor

Angélica Freires, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Geógrafa. Doutoranda em Geografia, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (NEPSA-UFCAT/CNPq) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Efeitos e Riscos nos Grandes Empreendimentos (NEPERGE/UFU). Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Departamento de Geografia. 

Vicente de Paulo da Silva

Geógrafo. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Efeitos e Riscos nos Grandes Empreendimentos (NEPERGE/UFU).  Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Departamento de Geografia.  

Idelvone Mendes Ferreira

Geógrafo. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Catalão e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (NEPSA-UFCAT/CNPq). Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Instituto de Geografia.