RURALIDADES NO SEMIÁRIDO

Reflexões a partir de Evidências Sociológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v21i1.73706

Resumo

O semiárido oferece aos cientistas sociais uma diversidade de objetos de estudos que exigem do pesquisador um olhar sensível e crítico para alicerçar a investigação na dimensão das mudanças que envolvem e ressignificam a vida de indivíduos e grupos. Nesse sentido, as ruralidades no semiárido nordestino serão analisadas, a partir de quatro evidências empíricas que destacam: a organização social da agricultura familiar em cooperativas, a vaquejada enquanto ressignificação do espaço rural, as limitações impostas pela legislação à agricultura familiar ribeirinha e a agricultura familiar que integra técnicas produtivas e cria alternativas de geração de renda. Ao final, o esforço de revisão bibliográfica, aliado à análise das evidências, revelou possibilidades práticas e simbólicas de ruralidades: na (re)estruturação da produção agropecuária familiar a partir de um ambiente institucional mais estável, na valorização e ressignificação dos símbolos presentes nos espaços rurais, na resistência de agricultores familiares que lutam pelo acesso à água e na construção de um sistema alimentar que mescla a inserção no mercado institucional e nos circuitos curtos de comercialização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto de Sousa Miranda, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Professor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba.

Ramonildes Alves Gomes, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande.

Kaliane de Freitas Maia, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Ciências Sociais

Katson Fernandes, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando em Ciências Sociais

Publicado

2024-03-27

Como Citar

DE SOUSA MIRANDA, R.; ALVES GOMES, R.; DE FREITAS MAIA, K.; FERNANDES, K. RURALIDADES NO SEMIÁRIDO: Reflexões a partir de Evidências Sociológicas. OPSIS, Goiânia, v. 21, n. 1, 2024. DOI: 10.5216/o.v21i1.73706. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/Opsis/article/view/73706. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ruralidades e meio ambiente: retrocessos e desmontes institucionais