Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
- Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
- O texto está digitado no Programa Word for Windows 6.0 ou 7.0 ou compatível, tipo Time New Roman 12, espaço 1.5, entre 15 a 20 páginas;simples; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
- A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
Cultura, Patrimônio, Memória: reflexões teóricas e metodológicas na História
Esse dossiê tem como pretensão refletir sobre as interfaces entre Cultura, Patrimônio e memória na história ensinada, isso porque tem-se nos últimos anos, uma relevância histórico-social de valorização, manutenção e difusão dos elementos patrimoniais e de memória de grupos e comunidades. Além disso, o campo epistemológico da história ensinada, tem aglutinado diferentes pesquisas que inserem novas abordagens, linguagens e fontes históricas que produzem o sentido histórico.
A ação educativa na aula de história, pode abordar o próprio conceito de patrimônio cultural, sensibilizando os alunos para o conhecimento acerca de elementos que estiveram presentes na sociedade, em diferentes tempos e em diferentes representações. Entendendo, desta forma, a visita a um museu pode tornar-se uma investigação sobre esse espaço como um lugar de memória, que pode ter representado diferentes elementos da cultura de grupos sociais. Mais do que um lugar que agrega objetos, artefatos, imagens, esse espaço pode ser compreendido como um lugar que considera a relevância do reconhecimento do patrimônio como elo de entendimento da diversidade cultural brasileira.
Pensar numa educação voltada para a preservação, divulgação, socialização e produção do conhecimento sobre o patrimônio cultural material e imaterial coloca em discussão as ações que são realizadas nas aulas de história, ações essas nas quais podemos assumir o compromisso com a memória de diferentes gerações, que imprimem seus legados e nos exigem novas abordagens curriculares, posicionamentos profissionais e sociais que aproximando o passado histórico do presente, fundamenta práticas de valorização no futuro.
Resenhas
Compreende análises críticas de livros, de periódicos recentemente publicados, dissertações e teses.Artigos
Compreende textos que contenham realtos completos de estudos ou pesquisas concluídas.Declaração de Direito Autoral
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propiredade da OPSIS, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita a autorização expressa do Conselho Editorial da OPSIS. As opiniões emitidas pelos autores(as) dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Cada autor(a) receberá dois exemplares da revista.Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.