ROUBO DE GADO NA AMAZÔNIA ORIENTAL.

Ficção e realidade

Autores

  • Gutemberg Guerra Universidade Federal do Pará
  • César Martins de Souza Universidade Federal do Pará
  • Laura Angélica Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v21i1.68538

Resumo

Este artigo trata de situações concretas de roubo de gado em um município da Transamazônica, baseadas em relatos de criadores e de agentes públicos, coletados em diálogo com vítimas desse crime, em registros na Delegacia de Polícia e no Fórum da cidade. Reflete sobre esses dados de realidade, os registros feitos na literatura ficcional de Dalcídio Jurandir e na problematização sobre pesquisas produzidas sobre o tema, como dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos sobre o tema ou tangentes a ele, visando compreender uma prática complexa que interage com relações sociais e o cotidiano regional. Conclui pela importância desses eventos que remontam a tempos históricos de regiões produtoras de gado na Amazônia e continuam presentes em áreas de ocupação recente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gutemberg Guerra, Universidade Federal do Pará

  Doutor em Sócio-Economia do Desenvolvimento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França. Pós doutor pela Columbia Universtiy in New York City (2009). Professor associado c Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural e do Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas, ambos da Universidade Federal do Pará.

César Martins de Souza, Universidade Federal do Pará

Doutor e Pós-Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia e do Campus de Bragança, ambos da UFPA, Editor da Nova Revista Amazônica/UFPA. É Investigador Externo do CEAR/Universidad de Quilmes; foi pesquisador visitante do ICS/ Universidade de Lisboa.

Laura Angélica, Universidade de Brasília

Zootecnista (Universidade Federal de Viçosa), Doutora em Desenvolvimento Rural (Institut National Agronomique Paris Grignon) atua na transformação dos sistemas técnicos de produção na agricultura familiar (UnB). Principal linha de pesquisa é voltada para o estudo das práticas agrícolas. Foi Professora da UFPA durante mais de 20 anos e é professora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília.

Publicado

2024-03-27

Como Citar

DINIZ GUERRA, G. A.; MARTINS DE SOUZA, C.; FERREIRA DARNET, L. A. ROUBO DE GADO NA AMAZÔNIA ORIENTAL.: Ficção e realidade. OPSIS, Goiânia, v. 21, n. 1, 2024. DOI: 10.5216/o.v21i1.68538. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/Opsis/article/view/68538. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ruralidades e meio ambiente: retrocessos e desmontes institucionais