O estudo de história da África e da cultura afro-brasileira
uma investigação na Escola Municipal Machado de Assis, Ituiutaba-MG (2017)
DOI:
https://doi.org/10.5216/o.v21i2.63216Resumo
O presente texto apresenta resultados de uma dissertação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). Tem como objetivo identificar e refletir sobre as formas que conteúdos relacionados à História da África e cultura afro-brasileira vêm sendo trabalhadas na Escola Municipal Machado de Assis, em Ituiutaba-MG, Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que recorreu a diferentes instrumentos: a observação das aulas de História e confecção de notas de campo, a técnica do grupo focal e entrevista com os professores de História. Acredita-se que essa investigação possa colaborar com a formação dos professores de História e suas práticas em sala de aula, sobretudo em relação ao que tem sido produzido no campo epistemológico da Lei 10.639/03.