Didática da História na Alemanha e no Brasil: considerações sobre o ambiente de surgimento da Neu Geschichtsdidaktik na Alemanha e os desafios da nova Didática da História no Brasil DOI10.5216/o.v14i2.30835
DOI:
https://doi.org/10.5216/o.v14i2.30835Palavras-chave:
Didática da História, Consciência Histórica, RüsenResumo
Esse artigo visa reconstruir o contexto de surgimento da New Geschichtsdidaktik na Alemanha Ocidental e os desafios da nova didática da história no Brasil. Para tanto, ele analisa o conflito de geração na sociedade alemã do pós-guerra, a crise de legitimação da história, o surgimento da nova didática da história como uma resposta a essa crise e as diferenças entre seus diferentes teóricos. Por último, reflete sobre a influência da didática da história alemã no Brasil, analisando as diferenças entre seus adeptos e o modo como os teóricos brasileiros constroem uma nova didática da história que tenta responder as carências de orientação da nossa própria experiência temporalDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-10-29
Como Citar
SADDI, R. Didática da História na Alemanha e no Brasil: considerações sobre o ambiente de surgimento da Neu Geschichtsdidaktik na Alemanha e os desafios da nova Didática da História no Brasil DOI10.5216/o.v14i2.30835. OPSIS, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 133–147, 2014. DOI: 10.5216/o.v14i2.30835. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/Opsis/article/view/30835. Acesso em: 12 maio. 2024.
Edição
Seção
Dossiê História, Sociedade e Práticas Educativas