Didática da História na Alemanha e no Brasil: considerações sobre o ambiente de surgimento da Neu Geschichtsdidaktik na Alemanha e os desafios da nova Didática da História no Brasil DOI10.5216/o.v14i2.30835

Autores

  • Rafael Saddi UFG - Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v14i2.30835

Palavras-chave:

Didática da História, Consciência Histórica, Rüsen

Resumo

Esse artigo visa reconstruir o contexto de surgimento da New Geschichtsdidaktik na Alemanha Ocidental e os desafios da nova didática da história no Brasil. Para tanto, ele analisa o conflito de geração na sociedade alemã do pós-guerra, a crise de legitimação da história, o surgimento da nova didática da história como uma resposta a essa crise e as diferenças entre seus diferentes teóricos. Por último, reflete sobre a influência da didática da história alemã no Brasil, analisando as diferenças entre seus adeptos e o modo como os teóricos brasileiros constroem uma nova didática da história que tenta responder as carências de orientação da nossa própria experiência temporal

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Biografia do Autor

Rafael Saddi, UFG - Universidade Federal de Goiás

Doutor em História pela UFG Mestre em História pela UFG Professor adjunto da Universidade Federal de Goias

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Publicado

2014-10-29

Como Citar

SADDI, R. Didática da História na Alemanha e no Brasil: considerações sobre o ambiente de surgimento da Neu Geschichtsdidaktik na Alemanha e os desafios da nova Didática da História no Brasil DOI10.5216/o.v14i2.30835. OPSIS, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 133–147, 2014. DOI: 10.5216/o.v14i2.30835. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/Opsis/article/view/30835. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê História, Sociedade e Práticas Educativas