No chão da escola: a Lei 10.639/03 no contexto do novo ensino médio cearense

Autores

  • Tiago Souza de Jesus Universidade Federal do Ceará
  • Victor Matheus Gonçalves de Figueiredo

Palavras-chave:

Lei 10.639, Novo Ensino Médio, Letramento racial crítico, Antirracismo

Resumo

Este artigo buscou evidenciar uma trajetória docente vivenciada por professores afrodescendentes em escolas públicas de tempo integral da cidade de Pacatuba-CE, sob o contexto do “velho” ensino médio e o que chamamos hoje de Novo Ensino Médio. As experiências juntam-se ao processo de luta pela implementação da Lei 10.639 de 2003. Tem por objetivo evidenciar o sufocamento pedagógico existente no conjunto de atividades educativas previstas no quadro de novos cursos do currículo apresentado pela Lei do Novo Ensino Médio. O problema enxergado é que essa nova composição didático-pedagógica, no contexto cearense, dificultou as possibilidades de se trabalhar com a Lei 10.639/03, uma vez que em sua composição do quadro de Trilhas de Aprofundamento não constam temáticas relativas à Lei Federal citada. A metodologia utilizada foi a da afrodescendente de pesquisa em que analisa-se os aspectos levantados sob a ótica dos conceitos de base africana. A educação do Ceará, por vezes é associada ao sucesso, com suas práticas e inovações que por vezes serviram de base para pensar e formatar políticas públicas no âmbito nacional, contudo, os desafios encontrados no chão da escola não são menores e o que se vê são lutas diárias, sobretudo ao que se refere a educação antirracista. A disputa no campo do currículo, neste sentido, não se difere de outras realidades. Para tal, utilizou-se como base teórica os estudos de Cunha Junior (2001, 2008, 2021), Nilma Lino Gomes (2002, 2005a, 2005b) Kabengele Munanga (2004, 2010) e Clóvis Moura (1994, 2014).

Biografia do Autor

Victor Matheus Gonçalves de Figueiredo

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor de sociologia e desenvolve pesquisas sobre letramento racial.

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Publicado

20-11-2023