A memória dos triângulos rosa: relato de construção de uma aula-oficina
Palavras-chave:
Aula-Oficina; Triângulos Rosa; Memória; Pensamento Histórico.Resumo
O texto traz como objetivo relatar o processo de construção de uma Aula-Oficina em História. No presente relato apresentamos o processo e os motivos de seleção do tema, a organização do material, escolha das fontes utilizadas, a construção de atividades e questões que tinham por objetivo auxiliar no desenvolvimento do pensamento histórico. Para a criação da Aula-Oficina, utilizamos o conceito de memória como objetivo a ser desenvolvido pelos estudantes, o que levou à construção de atividades e questões que buscasse estabelecer tal diálogo. O texto ainda relata quais foram as principais dificuldades encontradas no processo de criação, assim como apresentamos os pontos que potencializam o material, como a oportunidade de se trabalhar o uso de fontes em sala de aula, a busca pelo desenvolvimento do pensamento histórico e oportunidade de trabalhar com um tema que, de maneira geral, recebe pouca atenção em materiais didáticos tradicionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.