A lei 10.639/03 e sua aplicabilidade: um relato de experiência sobre a produção de vídeos em uma perspectiva antirracista – IFAP Campus Macapá

Autores

  • Wesley Oliviera Universidade Federal do Amapá
  • Fatima Santos Instituto Federal do Amapá
  • Elisângela Araújo dos Passos Instituto Federal do Amapá
  • Nilcelia Amaral Leal Instituto Federal do Amapá

Palavras-chave:

Antirracismo, Educaçao, IFAP

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral relatar uma experiência interdisciplinar desenvolvida por professores das diferentes disciplinas da área de Ciências Humanas no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) – Campus Macapá, com ações voltadas às questões étnico-raciais implementado como Projeto de Ensino no mês de novembro de 2022. Para isso, fizemos um breve relato da historicidade da Lei 10.639/03 e suas dificuldades para implementação nas instituições de ensino. Além disso abordamos, em uma das seções, a importância das instituições de ensino para o desenvolvimento de práticas amparadas às políticas de cotas, para que a educação antirracista seja realmente implementada envolvendo os vários atores sociais que fazem parte da instituição, podendo, assim, reverberar essas práticas para fora do ambiente escolar. Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica e a qualitativa.

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Publicado

20-11-2023

Edição

Seção

Dossiê: n.2, 2024 - Mulheres, Territórios e Violências: histórias de lutas