Desafios e perfil do estudante na educação a distância: uma análise sistemática sobre evasão, motivação e adaptação
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74662Palavras-chave:
Ambientes virtuais de aprendizagem, Autorregulação da aprendizagem, Educação a Distância, Perfil de alunoResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que foi desenvolvida como parte da tese de doutorado do autor, intitulada "CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma análise à luz da Teoria das Representações Sociais", que será defendida em fevereiro de 2024. A aderência à Educação a distância (EaD) tem se mostrado um grande desafio na adoção dessa modalidade. Visando fundamentar o perfil de estudante com maior propensão à EaD, abordamos o conceito de nativos e imigrantes digitais, as adaptações mais recentes às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) e os referenciais de estilos de aprendizagem e de processamento da informação. Por meio da metodologia de revisão sistemática da literatura analisamos as dificuldades dos alunos, as diversas motivações que os atraem ao ensino remoto e as razões que levam aos altos índices de evasão em cursos de graduação e pós-graduação oferecidos nas modalidades EaD e híbrida (semipresencial). Como resultado dessas análises, conclui-se que não há perfil mais adequado para o Educação a Distância. Por esse ângulo, o estudo evidência que o pressuposto da autorregulação da aprendizagem não é inata, mas sim meta a ser atingida por propostas formativas que buscam, intencionalmente, a diminuição da evasão nos cursos e a ampliação da qualidade de processos formativos, portanto, sendo necessário, a elaboração de programas na modalidade EaD que levem em conta esses fatores.
Downloads
Referências
ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR 2020: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil, Curitiba: InterSaberes, 2022.
AMARAL, Rita de Cássia Borges de Magalhães et al. Metodologias ativas e sua aplicabilidade na Educação a Distância: Inovação na Aprendizagem. In: Educação no Século XXI – Volume 6. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2018. Cap. 1. p. 07-12.
AZEVEDO, D. R. O Aluno Virtual: perfil e motivação. Florianópolis: Universidade do Sul de Santa Catarina, 2007.
BRANCO, Lilian Soares Alves; CONTE, Elaine; HABOWSKI, Adilson Cristiano. Evasão na educação a distância: pontos e contrapontos à problemática. Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Campinas, v. 25, n. 01, p. 132-154, jan.-abr. 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/3w6vmynb. Acesso em: 3 nov. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2022. Brasília, DF: Inep, 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/2cyy5s3m. Acesso em: 06 nov. 2023.
BANDURA, A. Social foundations of thought and action: A social cognitive theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1986.
BIGGS, J. Student approaches to learning and studying. Melbourne: Australian Council for Educational Research, 1987.
BIGGS, J. A qualitative approach to grading students. HERDSA News, v. 14, n. 3, p. 3–6, 1992.
BIGGS, J. Enhancing teaching through constructive alignment. Higher Education Research & Development, v. 32, p. 1–18, 1996.
BIGGS, J. What the student does: teaching for enhanced learning. Higher Education Research & Development, v. 31, p. 39-55, 2012.
COHEN, E.G.; LOTAN, R.A Planejando o trabalho em grupo: estratégias para salas de aula heterogêneas, 3 ed.-Porto Alegre: Penso, 2017.
ENTWISTLE, N., & RAMSDEN, P. Understanding student learning. London: Croom Helm, 1983.
FANTINEL, P.C. et al. Autorregulação da aprendizagem na educação a distância online. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, p. 146-154, 2013. Disponível em: https://tinyurl.com/y8r35y7f. Acesso em: 10 nov. 2023.
FERREIRA, Paula. Graduação a distância aumenta 700% em 10 anos; média é de 171 alunos por professor na rede privada. Estadão. São Paulo, ano 2023, 10 out. 2023. Educação. Disponível em: https://tinyurl.com/yc8pdjhb. Acesso em: 6 nov. 2023
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão Sistemática da Literatura: Conceituação, Produção e Publicação. LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 57-73, fev. 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/4ne67csc. Acesso em: 10 nov. 2023.
GODOI, Mailson Alan de; OLIVEIRA, Sandra Maria da Silva Sales. O Perfil do Aluno da Educação a Distância e seu Estilo de Aprendizagem. EaD em Foco Revista Científica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, v. 2, n. 6, p. 77-91, 26 ago. 2016. Disponível em: https://tinyurl.com/bp5w27rh. Acesso em: 02 nov. 2023
MARTON, F. Phenomenography: Describing conceptions of the world around us. Instructional Science, v. 10, p. 177–200, 1981.
MENDONÇA, José Ricardo Costa de et al. Políticas públicas para o Ensino Superior a Distância: um exame do papel da Universidade Aberta do Brasil. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 106, p. 156-177, jan./mar. 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/bdkzhn37. Acesso em: 10 nov. 2023.
MESSICK, S. The nature of cognitive style: Problems and promise in educacional practice. Educational Psychologist, v. 29, p. 121-136, 1994.
MONEREO, C.; POZO, J. I. O aluno em ambientes virtuais – condições, perfil e competências. IN: COLL, C. e MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MORAIS, Rutiléa Mendes de; LUZ, Rodrigo da; EUGÊNIO, Benedito Gonçalves. Os Usos e Papéis dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Ferramentas Tecnológicas: uma Análise dos Trabalhos do ENPEC sobre Educação a Distância. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 21, p. e29022. p. 1–28, 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/89t7cs3w . Acesso em: 2 nov. 2023.
MORAN, José Manuel. A Educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Papirus Editora, v. 2, 2014.
PAVESI, M. A.; ALLIPRANDINI, P. M. Z. Indicativos do perfil do aluno da Educação a Distância (EaD) e nível de aprendizagem autorregulada: Uma análise descritiva. Florianópolis: X ANPED SUL, 2014.
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants, pt. 1. On the Horizon. MCB University Press, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.
RYBALKO, A.; KOCHETKOVA, I.; KIN, O.; LIULCHAK, S.; KHMIL, N. Ensino a distância 2023: Tendências, desafios, problemas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/3kphyhwx. Acesso em 09 nov. 2023.
RURATO, P.; GOUVEIA, L. B. Uma reflexão sobre o perfil dos aprendentes adultos no ensino a distância. Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto: ISSN 1646-0499. 2 (2005) 174-199. Disponível em https://tinyurl.com/yc4dr6xj. Acesso 03 nov. de 2023.
ROSÁRIO, P. S. Abordagens dos alunos ao estudo: Diferentes modelos e suas interrelações. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, v. 1, p. 43- 61, 1999.
ROSÁRIO et al. Trabalhar e Estudar sob a Lente dos Processos e Estratégias de Auto-regulação da Aprendizagem. Psicologia, Educação e Cultura, v. X, n.1, p.77-88, 2006.
SCHIMECK, R. R. et. al. The revised inventory of learning process manual. Carbondale, ILP: Individutation Technologies, 1995.
SCHNITMAN, I. M. O perfil do aluno virtual e as teorias de estilos de Aprendizagem. III Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. Redes Sociais e Aprendizagem. Disponível em: https://tinyurl.com/2bmn9try. Acesso em: 08 nov. 2023.
SCHUNK, D. H. Self-regulation of self-efficacy and attributions in academic settings. In D. H. Schunk & B. J. Zimmerman (Eds.), Self-regulation of learning and performance: Issues and educational applications, p. 75-99. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1994.
SILVA, Marcos Antônio da; RIBEIRO, Vanessa Martins; SILVA, Renato da Costa. Educação a distância: histórico, modalidades e tecnologias. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 38, n. 3, p. 357-362, 2014.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Liberdad, 2002.
ZIMMERMAN, B. J. A social cognitive view of self-regulated academic learning. Journal of Educational Psychology, v. 81, n. 3, p. 329-339, 1989.
ZIMMERMAN, B. J.; KITSANTAS, A. Self-regulated learning of a motoric skill: The role of goal setting and self-monitoring. Journal of Applied Sport Psychology, v. 8, n. 1, p. 60-75, 1996. Disponível em: https://tinyurl.com/bd8c2jwm. Acesso em: 12 nov. 2023.
ZIMMERMAN B. J., & Schunk D. H. Handbook of Self-Regulation of Learning and Performance. Nova York, NY: Routledge, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)