Desafios e perfil do estudante na educação a distância: uma análise sistemática sobre evasão, motivação e adaptação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74662

Palavras-chave:

Ambientes virtuais de aprendizagem, Autorregulação da aprendizagem, Educação a Distância, Perfil de aluno

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que foi desenvolvida como parte da tese de doutorado do autor, intitulada "CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma análise à luz da Teoria das Representações Sociais", que será defendida em fevereiro de 2024. A aderência à Educação a distância (EaD) tem se mostrado um grande desafio na adoção dessa modalidade. Visando fundamentar o perfil de estudante com maior propensão à EaD, abordamos o conceito de nativos e imigrantes digitais, as adaptações mais recentes às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) e os referenciais de estilos de aprendizagem e de processamento da informação. Por meio da metodologia de revisão sistemática da literatura analisamos as dificuldades dos alunos, as diversas motivações que os atraem ao ensino remoto e as razões que levam aos altos índices de evasão em cursos de graduação e pós-graduação oferecidos nas modalidades EaD e híbrida (semipresencial). Como resultado dessas análises, conclui-se que não há perfil mais adequado para o Educação a Distância. Por esse ângulo, o estudo evidência que o pressuposto da autorregulação da aprendizagem não é inata, mas sim meta a ser atingida por propostas formativas que buscam, intencionalmente, a diminuição da evasão nos cursos e a ampliação da qualidade de processos formativos, portanto, sendo necessário, a elaboração de programas na modalidade EaD que levem em conta esses fatores.

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Biografia do Autor

Marco da Cruz Gouveia, UNICID

Graduado Engenharia Elétrica pela Universidade de Mogi das Cruzes e Matemática pelo Centro Universitário Claretiano, além de ser mestre em Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, atuo como Professor do Ensino Superior com experiência nas áreas de Educação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção. Na área educacional, meu foco está no ensino e pesquisa de disciplinas como Cálculo Diferencial e Integral, Estatística Aplicada, Pesquisa Operacional e Eletromagnetismo Aplicado. Já nas Engenharias, minha atuação se concentra na Manutenção Elétrica e Eletrônica, Sistemas Elétricos de Potência, Administração da Operação, Qualidade, Estatística Aplicada à Indústria e Excelência Organizacional. Essa abordagem interdisciplinar visa contribuir para a formação de profissionais qualificados e para o avanço do conhecimento nessas áreas do conhecimento.

Sandra Lúcia Ferreira, UNICID

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente professora titular dos Programs de Pós-Graduação da Universidade Cidad de São Paulo (UNICID) - Educação (PPGE) e Formação de Gestores Educacionais (PPGP-Ge). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Avaliação Educacional e Representações Sociais.

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

GOUVEIA, Marco Aurélio da Cruz; FERREIRA, Sandra Lúcia. Desafios e perfil do estudante na educação a distância: uma análise sistemática sobre evasão, motivação e adaptação: . Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74662. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74662. Acesso em: 5 dez. 2024.

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