A Representação da relação professor-aluno no conto “Conspiração”, de Moacyr Scliar
DOI:
https://doi.org/10.5216/rppoi.v21.74645Palavras-chave:
Educação, Docência, LiteraturaResumo
Este artigo tem como objetivo estudar a relação professor-aluno representada no conto “Conspiração”, de Moacyr Scliar. Tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, trabalharemos na perspectiva dialética entre forma literária e processo social como meio de encontrar os aspectos constitutivos da educação, na sociedade brasileira. Assim, a Literatura é encarada como arte e fonte histórica. Para o desenvolvimento desse trabalho, utilizaremos como fundamentação as contribuições de estudiosos como: Candido, Saviani, Libâneo e Ricouer. É possível afirmar que, sendo a obra literária um objeto social, há nela muitas declarações sobre a sociedade de um tempo. O homem, enquanto ser naturalmente social e histórico, ao produzir arte, acaba por traduzir a forma de pensar e de agir de uma época, consentindo, desse modo, que a Literatura represente uma fonte relevante de pesquisa. Nessa perspectiva, este artigo promoverá a reflexão acerca do fazer docente e de suas práticas por meio da ficção.
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