Formação continuada docente, um percurso formativo à margem da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74634

Palavras-chave:

Licenciaturas em Matemática e Física, Formação Continuada, Docente, Educação

Resumo

A formação docente tem sido objeto de pesquisas no Brasil a partir dos anos de 1990, conhecer os percursos de formação inicial e continuada auxiliam a definir políticas educacionais. Nesse bojo este trabalho objetiva compreender a formação continuada na área da educação no âmbito dos percursos formativo dos docentes da instituição investigada, os resultados foram gerados a partir de uma investigação com abordagem qualitativa e quantitativa de cunho exploratório, coletas de dados bibliográficas, documental a partir dos currículos Lattes de 27 docentes que atuaram nas Licenciaturas de Matemática e Física no semestre 2023.1 de uma instituição pública do Ceará, teve como premissa o estudo e análise dos dados quanto aos percursos formativos e a formação continuada profissional no magistério, a demarcação temporal norteadora do presente estudo foi o quadriênio de 2018 a 2022.

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Biografia do Autor

Francisca Karla Klissia Alves de Souza , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Licencianda em Matemática, Bolsista PIBIC-FUNCAP

Maria de Lourdes da Silva Neta , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora em Educação (PPGE/UECE). Especialista em Administração Escolar, Gestão de Recursos Humanos e Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância (UFF). Graduada em Pedagogia e Administração (UECE). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/Campus Maranguape).

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

SOUZA , Francisca Karla Klissia Alves de; NETA , Maria de Lourdes da Silva. Formação continuada docente, um percurso formativo à margem da educação. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74634. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74634. Acesso em: 23 mar. 2025.

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ARTIGOS

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