Documentação pedagógica e mini histórias:

narrando o cotidiano das infâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rppoi.v21.74633

Palavras-chave:

Documentação Pedagógica, Mini-histórias, Cotidiano, Infâncias.

Resumo

Este artigo aborda a prática da documentação pedagógica e a criação de mini-histórias como uma forma de narrar o cotidiano das infâncias na educação infantil. O objetivo é promover uma abordagem mais ampla e contextualizada da aprendizagem, colocando as crianças como protagonistas ativas do seu desenvolvimento. A metodologia utilizada envolve o registro de fotografias, vídeos, áudios, anotações e produções das crianças. Os resultados demonstram a importância da documentação pedagógica e das mini-histórias para a valorização das infâncias e o fortalecimento dos vínculos entre a escola e a comunidade. As discussões abordam a reflexão sobre práticas pedagógicas, o reconhecimento das necessidades individuais das crianças e a promoção do protagonismo infantil. Por fim, são apresentadas considerações finais sobre a importância de uma educação mais inclusiva, participativa e significativa.

 

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Biografia do Autor

Larissa Maia de Sousa Nava, Absoulute Christian University

 

Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Especialista em Alfabetização, Letramento e Educação Infantil. Professora da Rede Municipal de Caucaia-CE, Mestranda em Ciências da Educação pela Absoulute Christian University, Flórida, EUA.

Yara Ferreira Lopes Marques, Educaler University

Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (2003). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2016). Mestranda em Ciências da Educação pela Educaler University (2022).

Maria Geanne Moreira da Silva, Absoulute Christian University

Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2013), Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Plus (2019), Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Caucaia-CE. Mestranda em Ciências da Educação pela Absoulute Christian University, Flórida, EUA.

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Publicado

2023-10-26