Documentação pedagógica e mini histórias:
narrando o cotidiano das infâncias
DOI:
https://doi.org/10.5216/rppoi.v21.74633Palavras-chave:
Documentação Pedagógica, Mini-histórias, Cotidiano, Infâncias.Resumo
Este artigo aborda a prática da documentação pedagógica e a criação de mini-histórias como uma forma de narrar o cotidiano das infâncias na educação infantil. O objetivo é promover uma abordagem mais ampla e contextualizada da aprendizagem, colocando as crianças como protagonistas ativas do seu desenvolvimento. A metodologia utilizada envolve o registro de fotografias, vídeos, áudios, anotações e produções das crianças. Os resultados demonstram a importância da documentação pedagógica e das mini-histórias para a valorização das infâncias e o fortalecimento dos vínculos entre a escola e a comunidade. As discussões abordam a reflexão sobre práticas pedagógicas, o reconhecimento das necessidades individuais das crianças e a promoção do protagonismo infantil. Por fim, são apresentadas considerações finais sobre a importância de uma educação mais inclusiva, participativa e significativa.
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