Ensino remoto: dificuldades enfrentadas por graduandos em Ciências Naturais e Matemática
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74629Palavras-chave:
Aprendizagem no ensino remoto, Dificuldades de aprendizagem, Ensino SuperiorResumo
Em 2020, com a pandemia de Covid-19 no Brasil, foi necessário tomar iniciativas para impedir a propagação do vírus, adotando então medidas de isolamento social, assim as todas as instituições do país implantaram o formato remoto. A pesquisa objetiva compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Cariri, durante o período remoto (ER). A pesquisa é de natureza qualitativa, método utilizado foi o aproximado estudo de caso. A coleta de dados realizou-se através de um questionário com alunos da referida licenciatura. Para as análises, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2006), constituído em três etapas: pré-análise, exploração e tratamento do material. A partir dos resultados, obteve que os principais fatores que dificultaram a aprendizagem dos alunos durante o ER, foram: internet instável, ambiente inapropriado, desgaste mental, e falta de conciliação com os afazeres domésticos.
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Referências
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