Ensino remoto: dificuldades enfrentadas por graduandos em Ciências Naturais e Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74629

Palavras-chave:

Aprendizagem no ensino remoto, Dificuldades de aprendizagem, Ensino Superior

Resumo

Em 2020, com a pandemia de Covid-19 no Brasil, foi necessário tomar iniciativas para impedir a propagação do vírus, adotando então medidas de isolamento social, assim as todas as instituições do país implantaram o formato remoto. A pesquisa objetiva compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Cariri, durante o período remoto (ER). A pesquisa é de natureza qualitativa, método utilizado foi o aproximado estudo de caso. A coleta de dados realizou-se através de um questionário com alunos da referida licenciatura. Para as análises, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2006), constituído em três etapas: pré-análise, exploração e tratamento do material. A partir dos resultados, obteve que os principais fatores que dificultaram a aprendizagem dos alunos durante o ER, foram: internet instável, ambiente inapropriado, desgaste mental, e falta de conciliação com os afazeres domésticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Rosendo de Lima, Instituto Federal da Paraíba

Graduada em Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Cariri, campus Brejo Santo. Graduanda em Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Federal da Paraíba - campus Cajazeiras.

Referências

BARDIN, L. (2006). (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. (Obra original publicada em 1977)

BARROS, Gabrielly Maria Mendes de et al. The impacts of the COVID-19 pandemic on the mental health of students. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 9, p. e47210918307, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n° 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 17 jun. 2020. Seção 1, p.62.

BRASIL. Universidade Federal do Cariri. Resolução nº 26/CONSUNI, de 10 de julho de 2020. Estabelece o Período Letivo Especial no contexto da pandemia da Covid-19 na Universidade Federal do Cariri (UFCA) com a oferta opcional de componentes curriculares pelos docentes e matrículas opcionais pelos discentes durante a suspensão do Calendário Acadêmico. Disponível em: https://documentos.ufca.edu.br/wp-folder/wp-content/uploads/2020/07/Resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-26_2020_CONSUNI-Per%C3%ADodo-Letivo-Especial.pdf. Acesso em: 06 nov. 2022.

CARDOSO, Lucas Santos. O ensino e a aprendizagem no contexto do ensino remoto: narrativas de estudantes universitários do IEAA/UFAM. 2022. 45 f. TCC (Graduação) - Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Federal do Amazonas, 2022.

CASTRO, Eder Alonso; QUEIROZ, Eliziane Rodrigues. Educação a distância e ensino remoto: distinções necessárias. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 2, n. 3, p. 3-17, 2020.

CHRISTIAN, Maria E. Traditional Versus Non-Traditional University Students: Does Age Determine Learning?. Dissertação de Mestrado, Abril 2000 [ERIC ED 442 419] 24p.

FEITOSA, Murilo Carvalho et al. Ensino Remoto: O que Pensam os Alunos e Professores?. In: V Congresso sobre Tecnologias na Educação. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020, p. 60-68.

GRUPP, Ynara. Cotidiano e sobrecarga das mulheres: reflexões sobre os espaços acadêmicos através da mediação do design e da comunicação em rede. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.

MAIER, Suellen Rodrigues de Oliveira; MATTOS, Magda de. O trabalhar e o estudar no contexto universitário: uma abordagem com trabalhadores-estudantes. Saúde (Santa Maria), v. 42, n. 1, p. 179-185, 2016.

MARTINS, Gilberto Andrade. Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade em pesquisa no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 2, n. 2, p. 9-18, 2008.

MOZZATO, Anelise Rebelato; GRZYBOVSKI, Denize. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, p. 731-747, 2011.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Pensar a educação: contribuições de Vygotsky. Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate., 2008.

PEREIRA, Sandra de Oliveira Gomes; NUNES, Juraildes Barreira. A presença das mulheres no ensino superior e o papel das políticas de permanência das Universidades Federais brasileiras. Anais do XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, v. 16, n. 1, 2018.

RAMOS, Rosimeri Morini; SILVA, Janine Targino. Pandemia. Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política, v. 15, n. 02, p. 129-159, 2020.

SANTOS, Karolliny Danielle et al. Ensino online em tempos de pandemia: a opinião de universitários quanto aos desafios encontrados. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 10, n. 10, p. e162101018746-e162101018746, 2021.

SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e sociedade, v. 67, n. 31, p. 36-49, 2021.

SILVA, Wender Antônio da. Tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem: habilidades necessárias para a construção do conhecimento científico no estado de Roraima. 2018. 176 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2018.

SOUZA, Dominique Guimarães de; MIRANDA, Jean Carlos. Desafios da implementação do ensino remoto. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 4, n. 11, p. 81-89, 2020.

TAQUETTE, Stella Regina; MINAYO, Maria Cecília. Análise de estudos qualitativos conduzidos por médicos publicados em periódicos científicos brasileiros entre 2004 e 2013. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 26, p. 417-434, 2016.

TOURINHO, Luciano de Oliveira Souza; SOTERO, Ana Paula da Silva. Direito educacional e o ensino remoto temporário na educação superior durante a pandemia do coronavírus: a emergência da transformação digital. Revista Prâksis, v. 3, p. 253-274, 2021.

Downloads

Publicado

26-10-2023

Como Citar

LIMA, Ana Claudia Rosendo de. Ensino remoto: dificuldades enfrentadas por graduandos em Ciências Naturais e Matemática. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74629. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74629. Acesso em: 25 jan. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.