Literatura infantil e alfabetização: experiência do estágio supervisionado anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5216/rppoi.v21.74620Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Educação Básica, Literatura Infantil, AlfabetizaçãoResumo
A pesquisa teve como finalidade analisar uma experiência vivenciada pelas autoras na disciplina de estágio supervisionado II: 1º e 2º anos do ensino fundamental. O lócus do trabalho foi uma escola da rede pública municipal de Quixadá/CE. A metodologia subsidia-se por uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, na qual realizamos a priori uma observação-participante na turma de 1º ano da referida instituição de ensino, em seguida o planejamento, a intervenção e a avaliação. A professora respondeu a um questionário com 10 perguntas dissertativas. Diante das leituras e da coleta de dados realizadas, concluímos que a literatura infantil pode ser estratégia pedagógica utilizada para alfabetizar crianças, pois permite a criança conhecer as palavras e suas representações, contribuindo também para atividades lúdicas que realizamos em sala de aula. Enfatizamos quão importante pode ser o estágio supervisionado para o licenciando(a), por oportunizar o contato direto com seu futuro campo de atuação, promovendo-lhe experiências e aprendizados.
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