Quando a “tempestade” nos atinge: memória, formação e saúde mental de graduandos na pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74618

Palavras-chave:

Educação, Saúde Mental, Morte, Pandemia

Resumo

O presente texto reflete sobre o ensino universitário no decorrer da pandemia da Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, através da análise das memórias dos alunos e alunas do curso de Licenciatura em História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, FECLESC/UECE, na cidade de Quixadá, Ceará. Partimos da seguinte indagação: como os discentes da disciplina de Didática do Ensino de História da FECLESC/UECE, lidaram com os estudos, na modalidade remota, no decorrer do isolamento social imposto pela pandemia? Refletimos também, sobre as interferências desse momento na formação da identidade docente desses futuros professores e professoras. Assuntos como memória, medo, morte, saúde mental e educação são discutidos a partir das contribuições de autores como, Le Goff (1994), Nobert Elias (1998), Jean Delumeau (2009), Regina Zilbermam (2020), Joel Candau (2012), dentre outros.

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Biografia do Autor

Francisca Eudésia Nobre Bezerra, Universidade Estadual do Ceará

Professora temporária do curso de História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – Universidade Estadual do Ceará. Doutoranda em História pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Ceará.

Helena Lima Marinho Rodrigues Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Pós-Doutora e Doutora em Educação, Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará - UECE, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memória e Oralidade UECE/CNPq.

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

BEZERRA, Francisca Eudésia Nobre; ARAÚJO, Helena Lima Marinho Rodrigues. Quando a “tempestade” nos atinge: memória, formação e saúde mental de graduandos na pandemia da Covid-19. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74618. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74618. Acesso em: 25 mar. 2025.

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