Quando a “tempestade” nos atinge: memória, formação e saúde mental de graduandos na pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74618Palavras-chave:
Educação, Saúde Mental, Morte, PandemiaResumo
O presente texto reflete sobre o ensino universitário no decorrer da pandemia da Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, através da análise das memórias dos alunos e alunas do curso de Licenciatura em História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, FECLESC/UECE, na cidade de Quixadá, Ceará. Partimos da seguinte indagação: como os discentes da disciplina de Didática do Ensino de História da FECLESC/UECE, lidaram com os estudos, na modalidade remota, no decorrer do isolamento social imposto pela pandemia? Refletimos também, sobre as interferências desse momento na formação da identidade docente desses futuros professores e professoras. Assuntos como memória, medo, morte, saúde mental e educação são discutidos a partir das contribuições de autores como, Le Goff (1994), Nobert Elias (1998), Jean Delumeau (2009), Regina Zilbermam (2020), Joel Candau (2012), dentre outros.
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