Pesquisa em história da educação:
indícios biográficos em repositórios digitais
DOI:
https://doi.org/10.5216/rppoi.v21.74616Palavras-chave:
História da Educação, História Digital, Investigações biográficas, Trajetórias profissionaisResumo
Este trabalho tem como horizonte de discussão as possibilidades e usos de repositórios digitais para a realização de investigações que operam com aspectos biográficos no campo da história da educação. Para tanto, utilizamos os sites da Hemeroteca Digital Brasileira - Fundação Biblioteca Nacional e da organização internacional de pesquisa genealógica Family Search. Cotidianamente, historiadores que pesquisam fontes históricas lidam com as lacunas advindas da ausência de arquivos pessoais organizados e que contenham fontes relacionadas às trajetórias de educadores, por exemplo. Nesse sentido, os aludidos sites emergem como possibilidades metodológicas aos que buscam dados biográficos, bem como de trajetórias formativas e atuações profissionais. Compreendemos que há uma contribuição indispensável desses repositórios em seus respectivos acervos digitais para a construção da memória educativa de sujeitos, sobretudo em referência às pesquisas que tratam de trajetórias individuais e coletivas, assim como as biográficas e com as reconstruções de genealogias para com vistas à produção historiográfica.
Downloads
Referências
ANDRADE, Vivian Galdino. A experiência de criação de um Repositório Digital como fonte de pesquisa para História da Educação de Bananeiras. Revista de História e Historiografia da Educação, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 266-284, maio/ago. 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/rhhe/article/view/50376. Acesso em: 13 ago. 2023.
BACELLAR, Carlos. Fontes Documentais: Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassanezi. (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008.
BARROS, José D’Assunção. Fontes Históricas: uma introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.
BARROS, José D’Assunção.História Digital: a historiografia diante dos recursos e demandas de um novo tempo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.
BRASIL, Eric.; NASCIMENTO, Leonardo Fernandes. História digital: reflexões a partir da hemeroteca digital brasileira e do uso de caqdas na reelaboração da pesquisa histórica. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 33, n. 69, p. 196-219, jan. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/XNJJWhFFzPKdkhF6cyj5BJv/#. Acesso em: 20 ago. 2023.
BLOCH, Marc. Apologia da História, ou, O ofício do historiador. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CEZARINHO, Filipe Arnaldo.; OLIVEIRA, Natália Vial.; GOMES, Robeilton de Souza. História, historiadores (as) e pandemia no mundo contemporâneo, uma entrevista com José D’Assunção Barros. Semina. v. 20, n. 2, p. 96-111, 2021. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/ph/article/view/12629. Acesso em: 31 ago. 2023.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Revisão técnica Arno Vogel. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução de Reginaldo Carmello Correa de Moraes. São Paulo: UNESP, 2002.
COSTA, Deane Monteiro Vieira. A discursividade e a compreensão das vozes dos outros nas fontes históricas à luz de Mikhail Bakhtin e Carlo Ginzburg. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, n. 1, nov. 2016.
GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais: Morfologia e História. Tradução: Federico Carotti. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GINZBURG, Carlo. PONI, Carlo. O nome e o como: troca desigual e mercado historiográfico. In: GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Tradução: António Narino. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989, p. 169 – 178.
MIGNOT, Ana Chrystina Venacio. Baú de Memórias. Bastidores de histórias: o legado pioneiro de Armanda Álvaro Alberto. Bragança Paulista: EDUSF, 2002.
PIRES, Raquel Lopes.; AMORIM, Sara Raphaela Machada de. História Digital E O Ofício Do Historiador: Modos De Ser E Fazer No Repositório Da Revista Pour L’ère Nouvelle. Holos, [S. L.], V. 8, P. 1–16, 2021. Disponível Em: Https://Www2.Ifrn.Edu.Br/Ojs/Index.Php/Holos/Article/View/11773. Acesso Em: 4 Jun. 2023.
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves, Pesquisa em História da Educação: Acervos, arquivos e a utilização de fontes. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, v.3, n.3, p. 33-47, 27 nov., 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)