Educação para o desenvolvimento sustentável:

orientações do IICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rppoi.v21.74612

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Educação, Organizações Internacionais

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar a concepção educacional para as áreas rurais brasileiras, a partir dos anos 2000, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), bem como, os pressupostos filosóficos e pedagógicos contidos nessa concepção. Utilizou-se para tal, a pesquisa de base documental, considerando os documentos do Instituto como fontes primárias do objeto de pesquisa e, guiada pelo Método do Materialismo Histórico Dialético, procurou-se pensar dialeticamente as contradições que orientaram a problemática de pesquisa: Qual a concepção educacional para as áreas rurais brasileiras, a partir dos anos 2000, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA)? O desenvolvimento da pesquisa desvelou que o Instituto é guiado por uma concepção de “educação para o desenvolvimento sustentável”, ancorada na capacitação e forjada e engendrada em parceria com a UNESCO. É uma concepção de educação para as áreas rurais, que visa a manutenção e a reprodução do capitalismo nesses espaços, de avanço do agronegócio e de reconcentração de terras, bem como, de reprodução da força de trabalho sob condições de total precarização.

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Biografia do Autor

Fernanda de Aragão Mikolaiczyk, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestra em Educação (2016) e formada em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional (2012), pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Desenvolve estudos e pesquisas sobre as políticas de financeirização da educação pública, o trabalho docente e os aparelhos privados de hegemonia na educação.

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Publicado

2023-10-26