Educação para o desenvolvimento sustentável:
orientações do IICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rppoi.v21.74612Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável, Educação, Organizações InternacionaisResumo
Este artigo tem como objetivo identificar e analisar a concepção educacional para as áreas rurais brasileiras, a partir dos anos 2000, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), bem como, os pressupostos filosóficos e pedagógicos contidos nessa concepção. Utilizou-se para tal, a pesquisa de base documental, considerando os documentos do Instituto como fontes primárias do objeto de pesquisa e, guiada pelo Método do Materialismo Histórico Dialético, procurou-se pensar dialeticamente as contradições que orientaram a problemática de pesquisa: Qual a concepção educacional para as áreas rurais brasileiras, a partir dos anos 2000, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA)? O desenvolvimento da pesquisa desvelou que o Instituto é guiado por uma concepção de “educação para o desenvolvimento sustentável”, ancorada na capacitação e forjada e engendrada em parceria com a UNESCO. É uma concepção de educação para as áreas rurais, que visa a manutenção e a reprodução do capitalismo nesses espaços, de avanço do agronegócio e de reconcentração de terras, bem como, de reprodução da força de trabalho sob condições de total precarização.
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