A prática docente na educação física: caminhos para sua (res)significação

PATHS TO ITS (RE)SIGNIFICATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74611

Palavras-chave:

Prática docente, Educação Física Escolar, Abordagens pedagógicas

Resumo

A Educação Física, após década de 1980, transita historicamente por diversas concepções, propostas e reformas educacionais com objetivo de diminuir a cisão entre teoria e prática, algo observado na prática docente vigente. Portanto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver uma pesquisa bibliográfica para analisar as transformações ocorridas na prática docente do professor de Educação Física, a partir da construção do campo teórico-metodológico da área, principalmente, após década de 1980 até os dias atuais. Tecendo uma fundamentação discursiva em 3 tópicos reflexivos sobre formação inicial, docência como construção permanente e conhecimentos didático-pedagógicos da área sob uma perspectiva (re)significada, com principais aportes teóricos de Darido (1995, 2005) e Freire (1987, 2014). Diante disso, compreendemos que para construir uma prática pedagógica que vise diminuir a cisão entre teoria e prática, e com isso reinvente e ressignifique o espaço escolar, legitimando sua obrigatoriedade e sua relevância é fundamental que essa apropriação de teorias seja de forma autônoma, crítica e engajada.

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Biografia do Autor

Klertianny Teixeira do Carmo, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Mestra em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Grupo de Pesquisa Corponexões: corpo, cultura e sociedade, do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Servidora temporária da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Eliaquim de Sousa Lima, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Mestrando do Programa de mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Integrante do Grupo de Pesquisa Corponexões: corpo, cultura e sociedade (IFCE). Servidor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Aline Menezes Dodó, Secretária Municipal de Educação de Fortaleza

Mestra em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel e Licenciada em Educação Física, respectivamente, pela (UFC) e pelo Centro Universitário Claretiano. Servidora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Líder do Grupo de Pesquisa Corponexões: Corpo, Cultura e Sociedade (IFCE).

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

CARMO, Klertianny Teixeira do; LIMA, Eliaquim de Sousa; DODÓ, Aline Menezes; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. A prática docente na educação física: caminhos para sua (res)significação: PATHS TO ITS (RE)SIGNIFICATION. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 20, p. 139–151, 2022. DOI: 10.69532/2178-4442.v20.74611. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74611. Acesso em: 5 dez. 2024.

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