Políticas públicas e o direito à educação aos estudantes refugiados na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74505

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Direito à educação, Educação Básica, Estudantes Refugiados

Resumo

O objetivo nesta pesquisa é analisar o direito à educação dos estudantes refugiados na educação básica no Brasil. Discute-se as políticas públicas e os dispositivos que tratam sobre o direito à educação. A pesquisa é bibliográfica e documental, na qual analisa-se documentos internacionais e nacionais, além das reflexões dos teóricos em relação às políticas. Constata-se que a educação é um direito reconhecido em diversos documentos nacionais e internacionais, embora ainda se encontram barreiras que impedem a efetiva implementação e  acolhimento linguístico, visto que fica a cargo dos estados e municípios superarem essa questão para o acesso, permanência e qualidade da educação

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Biografia do Autor

Edgar da Silva Queiros, Universidade Católica Dom Bosco

Graduado em Jornalismo pela Universidade Católica Dom Bosco. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (PPGE-UCDB).

Walace José de Lima, Universidade Católica Dom Bosco

Graduando em História pela UCDB. 

Celeida Maria Costa de Souza e Silva, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em História (1990), Graduação em Pedagogia (2019), especialização em História da América Latina(1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(2009) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). É professora pesquisadora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), atua nos Cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (PPGE/UCDB).É coordenadora do Grupo de Trabalho (GT12) História da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste (ANPED-CO). 

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

QUEIROS, Edgar da Silva; LIMA, Walace José de; SILVA, Celeida Maria Costa de Souza e. Políticas públicas e o direito à educação aos estudantes refugiados na educação básica. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 20, p. 61–75, 2022. DOI: 10.69532/2178-4442.v20.74505. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74505. Acesso em: 5 out. 2024.

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