Educação hegemônica do silêncio? O sentido e o poder da palavra dos professores
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.73598Palavras-chave:
Educação hegemônica do silêncio, Educação do silenciamento, ProfessoresResumo
O artigo dá centralidade à discussão da educação hegemônica do silêncio que se preocupa em retirar a palavra dos professores. Enfatiza-se seu agravamento em tempos de pandemia de Covid-19 -seja no ensino remoto emergencial ou no retorno às aulas presenciais, o que tem causado efeitos diversos nos sujeitos. A perspectiva de Paulo Freire é evocada como alternativa de compreensão e enfrentamento das deliberações impostas, pois se propõe a ser anti-hegemônica. Conclui-se que, de certa forma, a maioria dos professores está sentindo a imposição de uma educação dos silêncios, cujo objetivo principal não é somente destituí-los do sentido e poder de sua palavra, mas também os impedirde seu princípio de liberdade.
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