Educação hegemônica do silêncio? O sentido e o poder da palavra dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.73598

Palavras-chave:

Educação hegemônica do silêncio, Educação do silenciamento, Professores

Resumo

O artigo dá centralidade à discussão da educação hegemônica do silêncio que se preocupa em retirar a palavra dos professores. Enfatiza-se seu agravamento em tempos de pandemia de Covid-19 -seja no ensino remoto emergencial ou no retorno às aulas presenciais, o que tem causado efeitos diversos nos sujeitos. A perspectiva de Paulo Freire é evocada como alternativa de compreensão e enfrentamento das deliberações impostas, pois se propõe a ser anti-hegemônica. Conclui-se que, de certa forma, a maioria dos professores está sentindo a imposição de uma educação dos silêncios, cujo objetivo principal não é somente destituí-los do sentido e poder de sua palavra, mas também os impedirde seu princípio de liberdade.

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Biografia do Autor

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Psicóloga, pedagoga. Dra em Educação. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação/ UFG

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Educação hegemônica do silêncio? O sentido e o poder da palavra dos professores. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 20, p. 19–31, 2022. DOI: 10.69532/2178-4442.v20.73598. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/73598. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ

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